sábado, 1 de novembro de 2014

"O Grande Amor da Minha Vida" de Paullina Simons [Opinião]


"Tu és a minha granada de mão, o meu fogo de artilharia. Substituíste o meu coração por ti."

Terminei este livro há uns dias, depois de ter andado três semanas a lê-lo, e ainda agora, por vezes, dou comigo a pensar na Tatiana e no Alexander e na história que eles viveram. A demora na leitura do livro deveu-se sobretudo à falta de tempo; por minha vontade, ter-me-ia barricado durante dois dias a lê-lo.

Ainda me é difícil expressar por palavras todas as emoções que este livro me porporcionou. A história inicia-se em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, quando Hitler invade a Rússia.
Tatiana é uma jovem ingénua que sonha com uma vida melhor. Tem uma irmã mais velha, Dasha, e um irmão gémeo, Pasha, e vive com os pais e os avós num minúsculo apartamento. Quando a invasão é anunciada, o pai manda-a ir comprar o máximo de comida que conseguir. Porém, Tatiana deixa-se ficar por casa a ler, vai às compras mais tarde, mas acaba por decidir comer primeiro um gelado e, dessa forma, perde o autocarro que a levaria à única loja aberta.
É assim que conhece Alexander, um soldado, e entre os dois a atração é imediata, o que muda a vida de ambos irremediavelmente.

Adorei ver a evolução do amor proibido de Alexander e Tatiana; é proibido porque nos deparamos com um triângulo amoroso com Dasha no meio e Tatiana não quer fazer nada que possa magoar a irmã, mesmo que isso a impeça de viver este amor.

Depois vem a guerra, a fome, o frio, a morte das pessoas na cidade e tudo isto é arrepiante de ler, dado que a autora escreve com imenso realismo. Apesar de serem cenas perturbadoras, a escrita da autora é lindíssima, muito cativante e com um toque poético.

Tatiana foi a personagem que mais me surpreendeu pela sua evolução; no ínicio era demasiado ingénua e descontraída mas, no fundo, é uma jovem forte, bondosa e determinada.
Alexander, por sua vez, é um homem sensato, corajoso e muito protetor e ama Tatiana com um carinho que comove. No entanto, o que mais me tocou neste livro foi ver a forma como Tatiana faz tudo por Alexander, como ela consegue ser forte pelos dois e ainda assim manter a esperança.

Este livro dá-nos uma grande lição acerca do amor verdadeiro, de como este não dá espaço a qualquer egoísmo, mas sim a dar tudo sem receber nada em troca; a saber perdoar mesmo aquelas ações que parecem imperdoáveis e, sobretudo, a acreditar sempre.

O Grande Amor da Minha Vida é uma história absolutamente bela, maravilhosa, que me levou às lágrimas mas que, ao mesmo tempo, também se agarrou fortemente ao meu coração. Este é um livro que nunca esquecerei, um daqueles que, sem qualquer dúvida, merece um lugar especial na nossa estante e cuja leitura em recomendo a todos os que desejem conhecer esta incrível história de amor.
Não percam mais tempo a dar-lhe a oportunidade que ele merece; agarrem-se a ele e desfrutem da leitura!

Classificação: 5/5 estrelas

2 comentários:

  1. Meu Deus. Mal consigo expressar a minha opinião sobre este livro. É mesmo muitoooo forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me foi difícil escrever a opinião, é uma história mesmo forte, mas emocionante :)

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!