sábado, 28 de maio de 2016

"A Livraria dos Finais Felizes" de Katarina Bivald [Opinião]


É preciso ser-se um pouco sonhador para gostar de livros, pelo menos no início.

Recebi este livro sem estar à espera, o que foi uma surpresa maravilhosa, por isso deixo aqui os meus agradecimentos à editora Suma de Letras (do Grupo Editorial Penguim Random House).

Esta é uma encantadora história sobre livros e sobre a paixão pela leitura, escrita por uma autora que também adora ler.

Sara é uma jovem sueca de vinte e oito anos, que sempre levou uma vida pacata, sem qualquer tipo de aventuras. Sendo tímida e insegura, só se sente à vontade na companhia de um bom livro.
Um dia, tudo muda quando recebe uma carta de uma senhora chamada Amy, habitante de Broken Wheel, uma pequena cidade perdida no meio do Iowa. Assim começa uma troca de correspondência afetuosa, onde não partilham apenas cartas, mas também livros.
Quando consegue a quantia necessária, Sara decide atravessar o oceano e ir visitar a sua querida amiga. Mas esta viagem vai ser muito mais do que ela esperava...

A Livraria dos Finais Felizes é o primeiro romance de Katarina Bivald e a autora conseguiu trazer-nos uma história ternurenta, muito doce e original, repleta de referências a obras literárias e a personagens que nelas habitam.

Somos apresentados a uma grande variedade de personagens: os habitantes da pequena cidade de Broken Wheel, todos com as suas características peculiares e, de certa forma, excêntricas. Sara sente que já conhece todas aquelas pessoas devido às cartas de Amy e é recebida com muita gentileza. Como forma de retribuir, decide abrir uma livraria e iniciar aquelas pessoas no desconhecido prazer da leitura.

A primeira parte do livro é absolutamente fantástica, repleta de momentos divertidos e com situações com as quais os amantes de livros se vão certamente identificar. A parte final do livro continua a ser cativante, embora se centre mais na parte romântica, não só da nossa protagonista como de outras personagens.

O enredo está bem equilibrado e a escrita da autora é muito doce, proporcionando ao leitor várias horas agradáveis de leitura.
Este é um livro que cumpre a sua promessa de nos dar um final feliz, diverte-nos e aquece-nos o coração. É uma leitura bem-disposta que recomendo a todos os leitores apreciadores do género. É, também, uma boa sugestão para adquirirem na Feira do Livro de Lisboa, que está a decorrer estes dias.

Classificação: 4/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

5 comentários:

  1. Como acho que já te disse, foi um dos meus predilectos, este ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, disseste, e é mesmo uma leitura muito boa. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Denise,
    Este é um livro que quero muito ler. Gosto muito de ler livros sobre livros.
    Já está na minha wishlist.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!
      Eu também adoro livros que mencionem outros livros, dá sempre um toque especial. Espero que gostes deste!
      Boas leituras :)
      Beijinhos

      Eliminar