quarta-feira, 18 de maio de 2016

"O Ano mais estúpido do meu irmão mais novo" de Miguel Morais [Opinião]


Este foi o meu primeiro contacto com os trabalhos do autor Miguel Morais e agradeço à Silvana por me ter proporcionado esta oportunidade.

Tratando-se de um livro infanto-juvenil, foi naturalmente uma leitura bastante rápida para mim. A história consiste num diário escrito por uma criança de 10 anos, onde vai contando as peripécias do seu dia a dia. O facto de ter este formato de diário confere ao livro um tom mais informal e descontraído.

O livro é divertido, cativante, carregado de humor e de situações engraçadas, o que poderá certamente encorajar as crianças a ler, dado que se identificarão em alguns aspetos com o Gonzo e com as peripécias que ele narra.

As ilustrações estão originais e bem conseguidas, auxiliando a compreensão do texto. Serão úteis para as crianças mais novas que ainda não leem bem ou que possam não perceber algumas partes.

Gonzo é um miúdo muito divertido e que mostra um pouco como é um irmão mais novo. No entanto, não sei se o facto dele não gostar da escola, esquecer-se dos testes e ter más notas constantes será um bom exemplo para crianças. Mesmo assim, parece-me uma criança curiosa e brincalhona, como todas as outras. A particularidade de Gonzo é que ele está sempre metido em sarilhos.

No geral, esta é uma leitura que recomendo às crianças a partir dos 8/9 anos.
Quanto a mim, se tiver oportunidade, gostaria de ler os volumes seguintes e continuar a acompanhar as aventuras do Gonzo!

Classificação: 3/5 estrelas

2 comentários:

  1. Adoro este tipo de livros, fiquei muito curiosa, não conhecia este :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz parte de uma série de 3 volumes. É muito divertido, espero que tenhas oportunidade de ler :)

      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!