terça-feira, 7 de junho de 2016

"Sala de Espera" de Daniel Sampaio [Opinião]


Sala de Espera é o mais recente livro de crónicas de Daniel Sampaio. Antes de mais, quero agradecer à Editorial Caminho por me ter proporcionado a oportunidade de ler este livro, oferecendo-me um exemplar.

As crónicas que constituem este livro foram publicadas na «Revista 2», do jornal Público, durante os anos de 2014 e 2015.

Não tenho por hábito ler jornais, portanto não estava familiarizada com as crónicas do autor. Acabou por ser uma primeira experiência muito boa, pois senti que cada crónica me permitia pensar sobre o assunto e desenvolver a minha opinião acerca dos temas abordados.

Este é um livro que abrange temáticas muito diversificadas e grande parte delas surgem regularmente nas obras do autor. Desta forma, pode-se dizer que os temas gerais destas crónicas são as escolas, os problemas dos jovens, as famílias e os respetivos conflitos familiares. Dentro destes temas, são abordados outros mais específicos, tais como a alienação parental, a relação professor-aluno, a utilização excessiva dos computadores por parte dos mais novos, a violência doméstica, o problema da indisciplina na escola, entre muitos outros.

O autor demonstra uma grande preocupação pelo facto dos jovens atualmente lerem muito pouco, preocupação esta que eu também partilho. O autor inclui este tema em várias crónicas e concordo com ele: é urgente cativar os mais novos para o prazer da leitura!

Ao longo destas crónicas, encontramos ainda sugestões de livros e apreciações de filmes recentes.

No geral, senti-me cativada por esta leitura e sem dúvida que recomendo o livro ao público em geral. Qualquer que seja a área de interesse do leitor, estes pequenos textos prometem fazê-lo refletir e não o deixarão indiferente.

Classificação: 4/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!