sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

"Noite de Reis" de Trisha Ashley [Opinião]


Estamos quase quase no dia de Natal, por isso nada melhor que uma opinião de um livro ótimo para a quadra natalícia e que poderá aquecer o coração de muitos leitores.

A capa do livro é lindíssima e conquista rapidamente. Para mim, foi a primeira experiência com uma obra da autora Trisha Ashley

Este livro conta-nos a história de Holly, uma conceituada chefe que, durante o Inverno, toma conta de casas de pessoas que estão ausentes. Dado que não celebra o Natal desde o falecimento do seu marido, achou que iria ter uns dias sozinha para relaxar, enquanto tomava conta da casa de Jude Martland. Mas enganou-se, e rapidamente dá por si a cozinhar para os familiares de Jude e outros idosos da aldeia, que estão entusiasmados com o Natal.

A história é lenta, a ação é quase inexistente e a narrativa mostra pouca criatividade. Capítulo após capítulo, Holly não faz mais nada senão cozinhar, cuidar da casa e dos animais, e voltar novamente para a cozinha.
Eu gosto de cozinhar, compreendo que a comida e os doces são uma parte integrante da época natalícia, mas achei enfadonho ler páginas e páginas de descrições pormenorizadas sobre uma personagem a cozinhar.

Foi interessante perceber o porquê de Holly não festejar o Natal, bem como ir acompanhando a sua leitura dos diários da sua avó. Arrisco-me a dizer que a história da avó de Holly salvou o livro, embora eu gostasse que tivesse sido mais desenvolvida.

A chegada de Jude Martland ajudou a tornar o livro mais agradável, tendo em conta que ele é uma personagem forte. Algumas personagens secundárias também se mostraram cativantes. Por outro lado, Coco foi a personagem mais fútil e inútil que alguma vez encontrei num livro.

O final foi bastante apressado e com pouco envolvimento romântico. Gostava que a autora tivesse explorado um pouco mais os sentimentos das personagens.

No geral, não foi uma leitura muito satisfatória para mim. Eu gosto de romances e de leituras leves, mas este livro pareceu-me leve de mais e com muitas páginas para tão pouco conteúdo. Contudo, houve muitos leitores que adoraram esta história e há opiniões bem mais positivas a este livro, pelo que não deixo de o recomendar a quem desejar uma leitura leve para ler junto à lareira durante a quadra natalícia.

Classificação: 2/5 estrelas

2 comentários:

  1. Assino por baixo tudo o que escreveste sobre o livro. Falta ação, falta conteúdo, falta emoção, falta qualquer coisa que nos deixe presos à estória.
    Melhores estórias virão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que melhores livros virão no futuro :)
      Beijinhos

      Eliminar