sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

"Sissi - Coragem até ao Fim" de Allison Pataki [Opinião]


Há muito tempo que não sentia tanto prazer a ler um romance histórico. Foi uma experiência maravilhosa conhecer Sissi, uma personagem histórica fascinante.

Embora possa ser lido separadamente, este livro é o segundo de uma série da autora Allison Pataki. O primeiro livro - Sissi, Imperatriz por Amor - conta-nos como esta jovem se tornou imperatriz da Áustria-Hungria.
Eu não li o primeiro livro, mas aconselho a que, caso possam, os leiam por ordem, pois acredito que tornará a vossa experiência de leitura muito mais enriquecedora.

Antes de iniciar a leitura, eu não sabia nada sobre Sissi nem nunca tinha ouvido falar dela. Os livros históricos e baseados em acontecimentos reais permitem-nos, desta forma, aprender algo sobre o nosso passado.

A escrita de Allison Pataki é absolutamente maravilhosa! Ela consegue envolver o leitor e fazê-lo sentir a sua paixão por esta personagem. Já li um bom número de romances históricos e acredito que este foi um dos mais cativantes que encontrei. Apesar de a leitura ser densa, a narrativa está tão bem trabalhada e organizada que o leitor quase se esquece que está a ler um romance histórico e sente uma vontade compulsiva de continuar a ler.

A narrativa é muito pormenoriza e rica em acontecimentos, notando-se que teve como base um grande trabalho de pesquisa. Além disso, é bem visível a paixão e a admiração que a autora sente por esta personagem, e é isso que torna este livro tão fascinante.

Tal como a autora referiu na nota final, Sissi foi uma pessoa maior do que a vida. Sissi foi uma imperatriz amada e controversa, que também sentiu o ódio do povo. Era uma mulher inteligente, extremamente bela e com um destino trágico. Sissi nunca se adaptou às exigências do protocolo real e aproveitava todas as oportunidades para viajar e procurar refúgios onde pudesse viver de forma mais livre. É uma personagem cativante também por ser uma mulher solitária que nunca encontrou o seu lugar no mundo e que dedicou todo o seu amor à sua filha mais nova.

Todo o livro está recheado de personagens interessantíssimas e que me deixaram com uma enorme vontade de ler mais sobre elas. Espero ter oportunidade de ler o livro anterior a este e irei certamente ficar atenta a outras obras da autora.
Se são amantes de romances históricos, não percam a oportunidade de conhecer a história da fascinante Sissi, imperatriz Isabel da Áustria -Hungria.

Classificação: 5/5 estrelas

6 comentários:

  1. Assino por baixo da tua opinião! É de facto cativante e envolvente. E claro que facilmente o fascínio pela Sissi nasce.
    Fico muito contente por te escolhido um bom livro para iniciarmos mais uma ano do nosso projeto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fico muito contente por teres partilhado comigo esta magnífico livro :) O que seria ainda melhor era conseguirmos ler o primeiro volume!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. OMG, ainda há pouco tempo mencionei a The Phoenix Flight e ela é uma aficionada pela princesa Sissi pois ela realmente se parece com ela! O livro parece mesmo muito interessante, além de adicionar à minha lista, vou-lhe mostrar :D ela vai adorar!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ela é aficionada pela Sissi, vai adorar este livro. Este e o anterior, são dois :D
      Espero que também tenhas oportunidade de ler!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá!!
    Que boa nostalgia ao lembrar-me da Sissi. Nunca li nada da Sissi. Já percebi que pode ser uma boa leitura.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!
      Sem dúvida´; é um livro que vale mesmo a pena para os amantes de romances históricos e para quem queira conhecer melhor a vida desta imperatriz. :)
      Beijinhos

      Eliminar