terça-feira, 28 de agosto de 2018

"Chamar as Coisas pelos Nomes" de Vânia Beliz [Divulgação]

Título: Chamar as Coisas pelos Nomes
Autora: Vânia Beliz
Edição: 2018
Editora: Arena
Páginas: 200
PVP: 14,90€

  • Este livro é uma ferramenta essencial para lhe dar apoio na compreensão de cada fase do desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, e inclui todos os conselhos e informação que precisa para educar para uma vida feliz e protegida.

  • Educar para a sexualidade é também uma forma de integrarmos as nossas crianças num ambiente mais igualitário, em que meninos e meninas devem ter os mesmos direitos e obrigações, e onde ser-se diferente signifique ser respeitado, numa postura de tolerância e de aceitação da diversidade, prevenindo-se as situações de discriminação e violência que tanto preocupam as famílias.

Sinopse:

O que é a "sexualidade" e porque devemos falar sobre ela?

O maior obstáculo à educação sexual começa no significado que damos à palavra «sexualidade». Mais do que uma palavra que nem sempre compreendemos bem, é, isso sim, uma fatia fundamental da vida, que não deve ser ignorada por pudor, desconhecimento ou medo. É uma parte de nós que precisa de ser falada abertamente.

Educar para a sexualidade é ajudar as nossas crianças a viverem num ambiente mais igualitário, em que meninos e meninas devem ter os mesmos direitos e obrigações, e onde ser-se diferente signifique ser respeitado. Falar de sexualidade, no momento certo e de forma adequada, é preparar as crianças e os jovens para uma vida plena, protegida e informada.

Este livro, da autoria de uma das maiores especialistas em educação sexual do nosso país, é uma ferramenta essencial para lhe dar apoio na compreensão de cada fase do desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, e inclui todos os conselhos e informação de que precisa para os educar para uma vida feliz e completa.

Vamos lá falar do assunto?

Sobre a autora:

VÂNIA BELIZ é licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde, mestre em Sexologia e doutoranda em Estudos da Criança na especialidade de Saúde Infantil, na Universidade do Minho.
Apresentou durante três anos, no programa Curto-Circuito, da SIC Radical, uma rubrica sobre sexualidade, para jovens.
Na imprensa, colabora com várias revistas e programas de televisão. Participa em vários projetos na área da educação sexual, de que são exemplo os projetos no âmbito dos Programas de Educação para a Saúde (PES) e o Projeto de Educação Sexual “A Viagem de Peludim”.
É consultora da Control Portugal e responsável pelo projeto nacional ControlTalk, serviço de esclarecimento através do whatsapp.
É autora do livro Ponto Quê? sobre a sexualidade feminina e co-autora de A Viagem de Peludim, obra dirigida a crianças e educadores.
Participa com frequência, como oradora, em vários eventos científicos, tendo inúmeras comunicações públicas em áreas como: Sexualidade Feminina, Sexualidade e Envelhecimento, Sexualidade na Deficiência, ou Educação Sexual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!