terça-feira, 14 de agosto de 2018

"Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa" de Judith Kerr [Opinião]


Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa é um livro juvenil, publicado originalmente em 1971, por Judith Kerr.

Publicado há 47 anos, este livro continua extremamente atual, numa altura em que se fala muito de migrantes e refugiados.

 O livro conta a história de Anna e da sua família. Em 1933, Hitler está quase a subir ao poder e o pai dela tem de fugir do país. Pouco depois, Anna, juntamente com a mãe e o irmão, juntam-se a ele com todo o sigilo. E é na Suiça que vão iniciar uma nova aventura.

A escrita da autora é muito cativante e achei enternecedora a forma como ela escreve para o público mais jovem. Dei por mim tanto a rir-me às gargalhadas com as peripécias dos dois irmãos, como a sentir-me comovida com as suas conquistas.
Vivemos com eles a aventura que é mudar de país, aprender uma língua nova e habituar-se aos costumes da população, alguns bastante estranhos.
Depois da Suíça, ainda partem para França e, mais tarde, para a Inglaterra, sempre em busca de um local onde o trabalho do pai de ambos seja mais valorizado.

O livro retrata de forma bastante subtil o tema da Segunda Guerra Mundial, acabando por ser uma espécie de introdução, uma vez que a narrativa acontece anos antes do início da guerra.
Gostei muito e recomendo vivamente a sua leitura, tanto pelo público jovem como pelo mais graúdo.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!