quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Desafio]


Já terminei há algum tempo a leitura de És o Meu Destino e estava com o desafio em atraso.

DESAFIO:

Testemunho

Mariette teve uma vida alucinante e cheia de aventuras. Tornou-se, ao longo dos anos, um exemplo para a comunidade onde vive.

Tu és a neta mais velha de Mariette e do Morgan. Sabes tudo acerca da história dos teus avós. És uma escritora e decidiste colocar a história deles em livro. Hoje és convidada por várias escolas para falares dos teus avós, do seu papel na guerra e nas marcas que ela lhe deixou.

Hoje tens mais uma conferência numa escola em Londres. Como será essa conferência?

A MINHA RESPOSTA:

Antes de mais, devo dizer que este desafio está super giro!

Aqui está, por tópicos, a organização da minha conferência:

  • Preparei uma apresentação dinâmica, dado que a conferência será numa escola, com alunos do secundário. A Segunda Guerra Mundial é um tema duro, portanto a apresentação terá de ser cativante para interessar os meus ouvintes.
  • Começarei por apresentar algumas imagens da guerra. Sim, é uma forma chocante de iniciar, mas pretendo chamar de imediato a atenção da plateia.
  • Seguem-se alguns aspetos históricos acerca da guerra: as razões que conduziram à guerra, a sua duração e intervenientes.
  • Falarei também da importância das pessoas nesta guerra, não só as que sofreram com ela, como também todas as que contribuíram para o esforço de guerra, como médicos, enfermeiros, soldados, condutores de ambulâncias, entre muitos outros.
  • Por fim, falarei em específico dos meus avós: como se conheceram, como acabaram separados e de que forma se comunicaram neste período (mostrarei algumas cartas que eles trocaram). Falarei do contributo de cada um para a guerra e as marcas que ela lhes deixou, tanto a nível físico como psicológico. Por fim, o reencontro de ambos e um pequeno resumo da vida futura, com o auxílio de fotografias.
  • No fim, abrirei espaço para perguntas e comentários.

Silvana, espero que tenhas gostado. Não sei se corresponde exatamente ao que pensaste quando criaste o desafio, mas era assim que eu faria. E penso que resultaria uma conferência bem interessante.

2 comentários:

  1. Eu gostei muito da forma como respondentes ao desafio. Por acaso não tinha criado nada na minha cabeça, nem sequer como eu própria responderia. Acho que ficou bem assim e com um plano bem interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Acho que ficou com algum sentido e até viável para uma apresentação real. :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!