Já terminei há algum tempo a leitura de És o Meu Destino e estava com o desafio em atraso.
DESAFIO:
Testemunho
Mariette teve uma vida alucinante e cheia de aventuras. Tornou-se, ao longo dos anos, um exemplo para a comunidade onde vive.
Tu és a neta mais velha de Mariette e do Morgan. Sabes tudo acerca da história dos teus avós. És uma escritora e decidiste colocar a história deles em livro. Hoje és convidada por várias escolas para falares dos teus avós, do seu papel na guerra e nas marcas que ela lhe deixou.
Hoje tens mais uma conferência numa escola em Londres. Como será essa conferência?
A MINHA RESPOSTA:
Antes de mais, devo dizer que este desafio está super giro!
Aqui está, por tópicos, a organização da minha conferência:
- Preparei uma apresentação dinâmica, dado que a conferência será numa escola, com alunos do secundário. A Segunda Guerra Mundial é um tema duro, portanto a apresentação terá de ser cativante para interessar os meus ouvintes.
- Começarei por apresentar algumas imagens da guerra. Sim, é uma forma chocante de iniciar, mas pretendo chamar de imediato a atenção da plateia.
- Seguem-se alguns aspetos históricos acerca da guerra: as razões que conduziram à guerra, a sua duração e intervenientes.
- Falarei também da importância das pessoas nesta guerra, não só as que sofreram com ela, como também todas as que contribuíram para o esforço de guerra, como médicos, enfermeiros, soldados, condutores de ambulâncias, entre muitos outros.
- Por fim, falarei em específico dos meus avós: como se conheceram, como acabaram separados e de que forma se comunicaram neste período (mostrarei algumas cartas que eles trocaram). Falarei do contributo de cada um para a guerra e as marcas que ela lhes deixou, tanto a nível físico como psicológico. Por fim, o reencontro de ambos e um pequeno resumo da vida futura, com o auxílio de fotografias.
- No fim, abrirei espaço para perguntas e comentários.
Silvana, espero que tenhas gostado. Não sei se corresponde exatamente ao que pensaste quando criaste o desafio, mas era assim que eu faria. E penso que resultaria uma conferência bem interessante.
Eu gostei muito da forma como respondentes ao desafio. Por acaso não tinha criado nada na minha cabeça, nem sequer como eu própria responderia. Acho que ficou bem assim e com um plano bem interessante.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada. Acho que ficou com algum sentido e até viável para uma apresentação real. :)
EliminarBeijinhos