segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"Corações sem Dono" de Lucy Dillon [Opinião]

Confesso que sou mais uma pessoa de gatos do que de cães, mas gosto imenso de histórias que envolvam animais domésticos. Apesar de os cães serem muito diferentes dos gatos, sei bem o que é sentir amor por um animal e não fico indiferente a um romance cujos protagonistas são os nossos amigos de quatro patas.

Neste livro, conhecemos a vida de três mulheres, embora a sinopse só mencione Rachel. Na verdade, é com ela que tudo começa, quando recebe a herança da sua tia Dorothy: um canil repleto de animais a precisar de adoção e uma casa cheia de dívidas. Para além de ter de gerir tudo isso sozinha, ainda terá de lidar com a perda do seu emprego e com o fim do namoro.
Zoe é uma mãe divorciada, com dois filhos ainda abalados com a separação dos pais, e que terá de aprender a lidar com um cachorrinho labrador.
Natalie e Johnny são um casal com problemas em conseguir engravidar e que irão ver em Bertie uma grande e leal companhia neste momento tão desesperante.

A vida destas e de outras personagens acaba por se interligar e o elo comum são os cães. Além do Gem, do Toffee e o Bertie, vamos conhecendo ainda outros animais que só pedem uma família que lhes dê amor, oferecendo em troca o seu companheirismo e lealdade. Gostei especialmente da Lulu, uma caniche elegante e altiva; achei-a fantástica!

O livro lê-se muito bem e a escrita de Lucy é agradável, proporcionando um grande prazer ao leitor. O romance não deixa de ter algumas partes comoventes mas, no geral, este é um livro feliz e que celebra a amizade que se pode encontrar entre o Homem e o seu animal de estimação.

Recomendo vivamente, quer sejam ou não fãs de animais. Este livro é uma verdadeira ternura!

Classificação: 4/5 estrelas

4 comentários:

  1. Adorei ler este livro, foi um livro que me fez mesmo muita companhia quando mais precisei, muito fácil de ler e gosto muito do facto de ser muito terra-a-terra, com assuntos muito actuais e correntes na nossa vida, desde os mais sérios aos mais sentimentais, é um livro que certamente irei reler.

    Como nova amante de gatos (antes só gostava de cães) recomendo-te sinceramente o livro: "Cleo" de Helen Brown e também "A Odisseia de Homer"
    de Gwen Cooper :)

    Tenho as minhas opiniões aqui: (http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/search/label/animais%20de%20estima%C3%A7%C3%A3o-biografico)

    Boa opinião, bem escrita! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, já fui ler as tuas opiniões dos livros com gatos e fiquei curiosa com todos! Eu adoro gatos :)

      Eliminar
    2. E ainda tenho para comentar muitos além destes, temos sorte que em portugal invistam em trazer este tipo de livros. :)

      Eliminar
    3. Sim, e eu tenho é de ver se há alguns deles na biblioteca da minha zona :)

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!