quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"Um Longo Regresso a Casa" de Gail Caldwell [Opinião]

“Aquilo que nunca ninguém nos diz sobre o sofrimento é que perder alguém é a parte simples.” (p.17)

Este pequeno livro (de cerca de 200 páginas e com um formato semelhante ao livro de bolso, ótimo para transportar) é um grande livro.

É uma história verídica vivida pela autora, onde nos conta as memórias da sua intensa amizade com Caroline Knapp. Gail partilha tudo connosco: como ambas se conheceram, o seu amor pelo desporto e pelos animais e, por fim, a terrível doença que levou Caroline. Além disso, ela reflete acerca das experiências que viviam juntas e de como ambas se conheciam e compreendiam tão intensamente.

A história lê-se bem, embora certos momentos nos façam querer parar para pensar acerca do que lemos e até fazer associações com a nossa experiência.

Confesso que no início do livro não me senti muito cativada com a história mas, ao chegar a meio do livro, creio que me concentrei melhor e adorei a restante leitura. É um relato tão comovente, tão tocante, tão pessoal, que passei a parte final da leitura banhada em lágrimas. Penso que ninguém ficará indiferente a estas memórias que permitem ao leitor retirar ensinamentos sobre o sofrimento, a dor, e como ultrapassar um momento tão difícil como é a morte de um ser que amamos verdadeiramente.

Classificação: 3/5 estrelas

2 comentários:

  1. Este livro foi um bocadinho triste de mais para mim , honestly. Mas posso concordar com vários aspectos da tua opinião!

    ResponderEliminar
  2. Filipa M., também o achei muito triste, farei-me de chorar :/

    ResponderEliminar