quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"A Casa na Praia" de Anita Shreve [Opinião]

A minha relação com os romances de Anita Shreve já é longa e esta é uma autora que figura na lista dos meus preferidos. Até ao momento, já li "A Praia do Destino", "Luz na Neve", "Tudo o Que Ele Sempre Quis", "Casamento em Dezembro" e, por último, "A Casa na Praia".
Se ainda não leram nenhuma das obras da autora ou se desejam dar-lhe uma nova oportunidade, eu recomendo sem reservas "A Praia do Destino". Para mim, foi uma história intensa e arrebatadora e que jamais esquecerei. Por outro lado, o livro que, até agora, menos me agradou, foi o "Casamento em Dezembro".

"A Casa na Praia" conta-nos a história de Sydney, uma jovem mulher divorciada do primeiro marido e viúva do segundo, que aceita um emprego de verão na costa do New Hampshire.
Enquanto acompanha Julie, a filha adolescente da proprietária da casa, Sydney vai acabar por se apaixonar por um dos dois irmãos mais velhos de Julie, sem imaginar que o amor ainda lhe reserva muitas surpresas.

Este livro tornou-se extremamente fácil de ler, devido à forma como está escrito. Não cheguei a perceber porque é que a autora espaçou tanto os parágrafos, dando a sensação de que estava a escrever pequenas cenas separadas, mas a verdade é que funcionou muito bem.

Ao contrário de "Casamento em Dezembro", que apresentava uma narrativa lenta e descritiva, este romance mostrou-se mais fluido e cativante. As emoções humanas estão sempre bem presentes nos romances da autora e este foi particularmente bom a esse respeito, tendo em conta que a protagonista já foi casada duas vezes e se encontra desencantada com a vida. Desta forma, o leitor não fica indiferente ao turbilhão de sentimentos que assolam Sydney ao longo de toda a narrativa.

Gostava ainda de destacar a adolescente Julie; foi a personagem que mais me surpreendeu neste livro e adorei a forma como ela e Sydney se relacionavam.

Em jeito de conclusão, esta é mais uma obra da autora que eu recomendo, no entanto, leiam primeiro "A Praia do Destino", caso ainda não o tenham feito.

Classificação: 4/5 estrelas

8 comentários:

  1. Boa noite. A praia do destino é um excelente livro. Gostei muito também de"A mulher do piloto" um livro editado já alguns anos pela "Planeta Editora" e que requisitei na Biblioteca .

    ResponderEliminar
  2. Vou ter de experimentar "A Praia do Destino". Bjs ;)

    ResponderEliminar
  3. Briana, é muito interessante :)


    Florbela, não conhecia "A mulher do piloto" mas vou anotar a sugestão!


    Silvana, experimenta, é um livro maravilhoso! Tenho vontade de o reler mas ainda não arranjei tempo :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Denise
    Também gosto bastante de Anita Shreve, mas não consegui ler Um casamento em Dezembro, não parecia a escrita da Anita.
    O que mais me surpreendeu foi a Luz na Neve, não esperava aquela história.... lindo.
    Adorei a casa na praia, em suma, gosto da escrita de Anita Shreve.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce.
      O "Casamento em Dezembro" também foi o livro dela que menos gostei.
      Tenho aqui em casa para ler "A Ilha dos Desencontros", espero gostar!

      Já leu "A Praia do Destino"? Eu adorei, é um história fabulosa!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Também gosto imenso desta autora e o livro que mais me fascinou e permanece na memória foi "A Praia do Destino" é soberbo!
    "Casamento em Dezembro", uma desilusão, mnótono, não conclui a leitura.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A Praia do Destino" é também o meu livro preferido da autora e até um dos meus preferidos de sempre! É um livro que quero certamente reler :)

      Eliminar