segunda-feira, 14 de abril de 2014

"Acredita e Vencerás" de Laura Karvell [Opinião]

Em primeiro lugar, quero agradecer à editora por me ter dado a oportunidade de ler este livro antes da sua data de lançamento.

Laura Karvell estreia-se no panorama literário português com Acredita e Vencerás, um romance desenrolado no Portugal dos anos sessenta, onde a realidade é bem diferente dos dias de hoje.

Esta história acompanha o percurso do Doutor Manuel que estudou Medicina em Coimbra e está agora de regresso à sua aldeia em Trás-os-Montes, onde todos o aguardam com muita expectativa. É neste local pacato que ele vai viver, pela primeira vez, aquele que julga ser o grande amor da sua vida. Porém, o destino coloca-lhe inúmeros obstáculos no caminho e ele vai perceber que, por vezes, a vida dá muitas voltas até alcançarmos aquilo que mais desejamos.

Acredita e Vencerás é uma história que envolve uma grande variedade de personagens e certamente o leitor conseguirá simpatizar com muitas delas. Eu gostei imenso do protagonista - o Doutor Manuel - pois pareceu-me sempre muito correto nas suas atitudes; gostei da Rita pela sua ingenuidade e bondade; e de Rosemary, pela sua alegria contagiosa e espírito livre.

A ação decorre nos anos sessenta e o espaço vai alternando entre Trás-os-Montes, Coimbra e Lisboa. Penso que a caracterização do modo de vida das personagens e os seus costumes e atitudes se adequam perfeitamente ao cenário que envolve toda a narrativa. Além disso, esta mudança entre a aldeia e a cidade provoca um contraste interessante no comportamento das personagens.

Relativamente à escrita da autora e à estrutura do texto, posso referir que o romance se encontra dividido em capítulos pequenos, o que leva o leitor a desejar ler sempre mais um e a ter dificuldade em fechar o livro. A escrita é fluida, agradável e, por vezes, são utilizadas excessivamente as frases exclamativas; no entanto, este aspeto não prejudicou a minha leitura.

Como conclusão, este livro oferece ao leitor uma história repleta de amores e desamores, desencontros, obstáculos e peripécias, algumas mais caricatas e outras mais tumultuosas. O leitor sentir-se-á transportado para uma realidade diferente da dos dias de hoje, apesar de se poder sentir familiarizado com os locais portugueses abordados.

Acredita e Vencerás proporcionou-me várias horas de leitura leve e descontraída e espero que esta história possa igualmente agradar a outros leitores que desejem conhecer uma nova autora portuguesa.
Resta-me dar os parabéns à autora Laura Karvell e desejar as maiores felicidades e muito sucesso no seu percurso literário!

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário