segunda-feira, 21 de abril de 2014

"União" de Ally Condie [Opinião]

Desde que comecei a ler distopias - Os Jogos da Fome, Divergente, Incarceron - que sinto curiosidade em descobrir novos autores e novos livros deste género.

União é mais uma distopia, uma história que decorre numa Sociedade que tudo controla. São os Funcionários quem decide tudo, desde onde as pessoas trabalham, com quem vão casar e quando vão morrer. Tudo o que acontece é calculado através de probabilidades, tudo se prevê, pelo que se alguém tem algum comportamento de desobediência, é castigado.

Este livro inicia-se com a cerimónia do Banquete de União de Cassia, uma jovem de dezassete anos. Muito simplesmente, nesta cerimónia, os jovens desta idade vão conhecer a pessoa a quem ficarão Unidos, isto é, com quem irão namorar, casar e ter filhos.
No ecrã de Cassia, aparece o rosto de Xander, o seu grande amigo de infância. Porém, antes do ecrã ficar negro, surge um outro rosto, o de Ky.

É a partir deste momento que Cassia se começa a questionar: quem será a sua verdadeira União? O aparecimento do rosto de Ky no ecrã terá sido um erro?

No seu dia-a-dia, Cassia vai convivendo com Ky e, aos poucos, começa a interessar-se por este rapaz misterioso. No entanto, apaixonarem-se um pelo outro nesta Sociedade controlada, poderá pôr a vida de ambos em perigo.

União é uma história de amor, onde os segredos são perigosos e onde se sente o medo que constantemente envolve as vidas dos protagonistas. Acaba por proporcionar-nos também uma reflexão acerca de escolhas, de livre arbítrio e de liberdade.

A autora demonstra na perfeição como funciona esta Sociedade e consegue cativar-nos com a sua escrita, deixando-nos desejosos de ler mais.

Gostei mesmo muito desta história e só tenho pena que a Gailivro não tenha publicado os dois volumes restantes da série (e possivelmente já não irá publicar). Terei de procurar os livros em português do Brasil ou em inglês, pois quero mesmo descobrir como continua a história de Cassia, Xander e Ky.

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

  1. Acho que já vi a capa deste livro algures, mas desconhecia a sua história. Parece-me bastante interessante, gostei bastante de ler o teu comentário. É mais um para a wishlist :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que a minha opinião te tenha deixado curiosa. É um mundo e uma história bem interessantes :)

      Beijinhos

      Eliminar