quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro


Como forma de comemorar o Dia Mundial do Livro, decidi fazer algo diferente aqui no blog. Assim, para assinalar esta data, nada melhor do que escrever um pouco acerca dos benefícios da leitura.

Quem lê, fá-lo na maior parte das vezes por paixão, pelo prazer de mergulhar num mundo novo, onde as aventuras se encontram ao virar de cada página. De igual forma, pode-se ler com o objetivo de alargar os conhecimentos que se tem numa determinada área de estudos.

Basta uma breve pesquisa online para nos depararmos com inúmeros sites e artigos científicos que chamam a nossa atenção para a importância do ato de ler.

Desde muito cedo, revela-se fundamental transportar as nossas crianças para o universo literário, partilhando com elas momentos de leitura no dia-a-dia, seja através da leitura conjunta das histórias ou simplesmente a conversar sobre o que leram e o que aprenderam com determinado livro.

É nas páginas de um livro que a criança poderá descobrir uma infinidade de aventuras, um mundo só seu repleto de magia.

Fomentar o hábito de leitura nas crianças vai torná-las mais criativas, ao permitir-lhes conhecer alternativas para questões e problemáticas reais e do quotidiano. A leitura promove igualmente o combate ao preconceito, através da visão do mundo, do conhecimento de culturas, situações, pessoas e ideias. Isto permitirá à criança (e mesmo ao adulto) abrir a mente para o que é diferente, para a diversidade.

Estudos publicados comprovam que a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das capacidades cognitivas nas crianças e nos jovens, em todos os níveis educacionais, contribuindo assim fortemente para o sucesso escolar.

O leitor regular desenvolve uma enorme capacidade de criar, de alargar os seus conhecimentos. É possível estabelecer uma relação entre fantasia e realidade, relação esta que fomenta a criatividade, a imaginação e o racicínio, criando um palco de possibilidades.

A leitura enriquece o vocabulário do leitor, tornando-o muito mais amplo, e facilita não só a capacidade de compreensão e interpretação dos textos como também a produção textual.

No leitor, a leitura promove ainda o crescimento da autonomia, do autoconhecimento, da autoconfiança e do espírito crítico, na medida em que facilitará o seu poder de argumentação, permitindo-lhe criar opiniões mais construtivas e positivas.

Há certamente outros benefícios que não foram mencionados neste breve texto, contudo, queria deixar aqui a mensagem de que devemos continuar a valorizar os livros e a incentivar a leitura, pois esta é uma das atividades mais ricas em que nos podemos envolver.

Neste Dia Mundial do Livro, vivam uma nova aventura, percam-se num novo livro!
Boas leituras para todos!

2 comentários:

  1. Verdade! Por vezes, complicamos e esquecemo-nos que, o que mais importa, o acto de ler por assim dizer. Toda a gente começa por livros fáceis e, apenas através do incentivo, a nossa interpretação e compreensão poderá avançar para livros mais 'pesados' e complicados, que irão ajudar-nos a desenvolvermo-nos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário!
      Esta interpretação e compreensão aplica-se para os livros mais "pesados" mas também em simples aspetos do nosso dia-a-dia em que precisamos de ler informações e interpretá-las :=

      Eliminar