sábado, 4 de janeiro de 2020

Mealheiro Literário 2019 [Balanço Final]

 
Em 2019 voltei a aderir à iniciativa de contabilizar os meus gastos e poupanças com os livros. Este foi o sexto ano consecutivo em que o fiz.

Registei todos os livros adquiridos em 2019 e reuni os resultados na tabela que se segue:

 
Este ano, em comparação com 2018, gastei um pouquinho mais em compras: adquiri 21 livros, mais 4 do que no ano passado. As minhas compras foram maioritariamente feitas na WOOK, no OLX e em Feiras do Livro.
O livro mais barato que comprei custou 3€ e o mais caro ficou por 14,20€.
A média de preços dos livros comprados foi de 7,35€, ligeiramente mais baixa do que no ano passado. Isto significa que, apesar de ter adquirido mais livros, gastei menos dinheiro em cada um. Como se pode ver, é possível ir compondo a estante sem gastar muito dinheiro por ano.

Assim, o valor total que gastei este ano em livros foi de 171,21€, sendo que 24,11€ correspondem ao que gastei nos CTT, a enviar livros ou a pagar portes de envio.
Em média, gastei 14€ por mês, o que é um valor extremamente baixo para uma amante da literatura!

Recebi também alguns livros de parcerias com editoras e outros emprestados. Ambos os valores foram inferiores aos de 2018. Renovo os meus agradecimentos à editoras que me me apoiam, bem como a duas grandes amigas que são as minhas melhores parceiras de empréstimo de livros.

Desta forma, o valor que poupei com os livros recebidos e emprestados foi de 358,75€, valor também muito inferior ao de 2018.

Para concluir, posso dizer que foi um ano muito positivo, sem grandes excessos e principalmente de procura por promoções e boas oportunidades!
Em 2020 tenciono continuar a fazer este registo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!