domingo, 23 de setembro de 2012

"O Quarto de Jack" de Emma Donoghue [Opinião]

Queria muito ler este livro desde que vi a sua sinopse e comecei a ouvir falar muito bem dele.

A história é contada na voz de Jack, um menino de 5 anos, que viveu toda a sua vida fechado num quarto, com a mãe. Para ele, o Quarto é o seu mundo e é lá que ele e a mãe comem, dormem, brincam a aprendem.
O que Jack não sabe é que este quarto onde se sente tão protegido é também uma prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade, desde que foi raptada aos 19 anos.

No início, estranhei um pouco a forma como este livro está escrito. Nunca tinha lido nada contado na perspetiva de uma criança, pelo que torci um pouco o nariz nas primeiras páginas. No entanto, todos aqueles diálogos tornam a leitura muito agradável e envolvente para o leitor, apesar de se tratar de um tema impressionante, como o rapto e a violação.

Jack dá-nos a conhecer as rotinas que existem na sua vida diária, todos os objetos do Quarto, assim como todos os seus pensamentos acerca de tudo o que acontece. Os relatos desta criança são convincentes e de uma inocência maravilhosa. Dei comigo várias vezes ora a sorrir, ora a rir à gargalhada com algumas das situações contadas pelo Jack; outras vezes senti uma lagriminha teimosa no canto do olho e uma vontade imensa de abraçar o menino.

A melhor parte do livro foi, na minha opinião, a tentativa de fuga do Quarto, que decorre de forma veloz e com algum suspense. Depois, seguiu-se a adaptação de Jack à vida no Espaço Lá Fora e acompanhamos as suas aventuras quando vê o mundo pela primeira vez. É difícil e confuso para ele, pois tudo aquilo que ele acreditava ser ficção, de repente é real.

O amor que une o Jack e a mãe é imenso e muito ternurento, e é mais um dos ingredientes que torna esta história tão especial.

Este meu primeiro contacto com a autora foi muito satisfatório; gostei imenso desta história e tenho a certeza de que me vou lembrar do Jack por muito mais tempo.

Classificação: 4/5 estrelas

9 comentários:

  1. Este livro para mim, foi bom, mas poderia ter sido melhor. Estava sempre com outro livro na cabeça que trata mais ou menos a mesma temática e só conseguia pensar o quão emocionante esse livro tinha sido. Acho que prejudicou um bocado a minha leitura com este. :/

    ResponderEliminar
  2. Filipa M., qual foi o outro livro, por curiosidade? Gosto bastante destas temáticas.

    ResponderEliminar
  3. Acho o livro uma doçura! Mas por outro lado faz-nos recordar muitas memórias vividas ou imaginadas! Bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o livro é diferente e bastante interessante!
      Boas leituras e obrigada pelo comentário, Sofia.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Olá Marília,
      Pode adquirir este livro em livrarias, hipermercados e outros locais de venda. Pode também encontrá-lo online em site como a WOOK: http://www.wook.pt/ficha/o-quarto-de-jack/a/id/10709256

      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Tem alguma frase que foi marcante na história?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      Não consigo lembrar-me de nenhuma frase que tenha achado particularmente marcante, mas este é um livro que recomendo vivamente.

      Eliminar
  6. provavelmente foi o melhor livro que eu já li pois por ser narrado por uma criança de 5 anos é um livro fora do habitual.
    Gostei muito do livro, da história em si, tem partes muito engraçadas como aquela do centro comercial em que jack vai a casa de banho com a sua prima e lhe põe o dedo na parte íntima e diz que é diferente da da sua mãe.....
    Foi a primera vez que li um livro desta autora e adorei portanto se eu ler mais um da Emma acho que será só mais um livro espetacular.
    OBRIGADO.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!