terça-feira, 11 de março de 2014

"A Culpa é das Estrelas" de John Green [Opinião]

Este é um daqueles romances que, por ser tão falado e amado pelos leitores, leva-nos de imediato a criar expectativas elevadas. Mais tarde, durante a leitura, ficamos com medo de acabar por não gostar assim tanto e ver as nossas expectativas completamente abaladas.

Felizmente não foi o meu caso. Este livro começou por me fazer soltar umas boas gargalhadas, depois surpreendeu-me, agarrou-me e, por fim, devastou-me.

Hazel é uma jovem com cancro que nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, embora um medicamento experimental tenha feito diminuir o tumor que a atacara. É quando conhece Augustus Waters no Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro, que Hazel vê a sua história a ser completamente reescrita.

Na sua escrita fluida e cativante, repleta de humor (algum bastante negro) e tragédia, John Green fala-nos abertamente de cancro, de vida, de sofrimento e morte. E fala-nos também da aventura que é estar-se apaixonado e viver o primeiro amor.

As personagens deste romance, apesar de jovens, apresentam uma maturidade surpreendente e, pelas situações incríveis que eles viveram, tornaram-se inesquecíveis para mim.

Este livro é uma montanha-russa de emoções; se nos faz rir com uma frase, pouco depois surge uma reviravolta que nos deixa perigosamente num poço de lágrimas. Rimos, choramos e só queremos continuar agarrados a estas páginas e a estas personagens.

Eu li o livro em dois ou três dias e, assim que terminei, senti-me doente, paralisada, devastada, com o coração pequenino de tão apertado. No dia seguinte já me sentia recuperada, porém esta história continua a obrigar-me a pensar nela frequentemente. Parece estranho que me apeteça ler o livro outra vez?

Admito que esta não foi uma opinião fácil de escrever e sei que não faz justiça a tudo o que este livro me fez sentir. Só vos peço que leiam este livro, que o sintam, que desfrutem destas páginas. É uma história linda, extremamente comovente e escrita de um modo maravilhoso. Um dos melhores livros que tive oportunidade de ler nos últimos anos!

Classificação: 5/5 estrelas

4 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade em relação a este livro mas, ao mesmo tempo, todo o hype à sua volta dá-me um certo medo ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas medo, a sério, e lê o livro; vale mesmo a pena :)

      Eliminar
  2. Olá! Este livro está na minha lista de leitura e confesso que tb tenho medo de não ter minhas expectativas superadas, por isso gostei da tua resenha. Em breve vou resenhá-lo e espero ter este turbilhão de emoções tb. Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Como eu escrevi acima, a opinião foi difícil de escrever e nem consegui transmitir exatamente o que o livro me fez sentir. Adorei-o e acho que o livro deve mesmo ser lido! Espero que gostes. :)
      Beijinho

      Eliminar