segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Desafio Literário Ataque à Estante 2020 [Balanço Final]

Este ano criei o Ataque à Estante, um desafio literário que tinha como objetivo controlar as compras e incentivar à leitura dos livros da nossa estante.


Por cada livro comprado em 2020, o objetivo seria ler 2 livros da estante que tivessem sido adquiridos até ao final de 2019.
Os livros comprados este ano não contariam para o desafio.
 
Fazendo agora uma análise aos meus resultados, posso afirmar que não cumpri o objetivo a que me propus. Comprei 25 livros (mais três que ofereci e que por isso não constam da tabela) e apenas consegui ler 13 livros antigos da minha estante. Para este volume de compras, deveria ter lido 50 livros, um número bastante ambicioso para mim.
A verdade é que adoro aproveitar promoções e comprar livros em segunda mão e, em certas alturas, não foi nada fácil resistir a um livro novo. Contudo, também não considero que tenha comprado demasiados livros.
Marcados a laranja estão os livros adquiridos em 2020 que também já estão lidos, o que significa que não me limitei a comprar e acumular. No total, li 22 livros meus, o que equivale a mais de metade das minhas leituras deste ano.

No próximo ano vou manter o objetivo de ler o máximo possível de livros da minha estante e continuar a controlar as compras e a ser mais poupada.

De seguida, apresento a tabela preenchida e a lista dos livros comprados e lidos.

C = Compra; L = Leitura da estante


C1 - A Morte do Papa [Nuno Nepomuceno]
     L1 - Verity [Colleen Hoover]
     L2 - O Carrasco do Medo [Chris Carter]
C2 - O Prof [Vi Keeland]
     L3 - Lembranças Macabras [Tess Gerritsen]
     L4 - O Homem dos Sussurros [Alex North]
C3 - Messias [Boris Starling]
     L5 - A Bela e o Vilão [Julia Quinn]
     L6 - A Agência [Ally O'Brien]
C4 - Não Fujas Mais [Harlan Coben]
     L7 - Carrie [Stephen King]
     L8 - Escrito na Água [Paula Hawkins]
C5 - A Corrente [Adrian McKinty]
     L9 - O Evangelho Segundo Jesus Cristo [José Saramago]
     L10 - O Predador da Noite [Chris Carter]
C6 - Os Pássaros [Célia Correia Loureiro]
     L11 - A Única Filha [Anna Snoekstra]
     L12 - Seita Maldita [Tess Gerritsen]
C7 - Por Amor à Língua [Manuel Monteiro]
     L13 - Antecedentes Perigosos [Tami Hoag]
C8 - Diário de uma Obsessão [Claire Kendal]
C9 - Sempre Tu [Colleen Hoover]
C10 - A Maldição de Hill House [Shirley Jackson]
C11 - As Filhas de Eva [Louise O'Neill]
C12 - As Últimas Linhas Destas Mãos [Susana Amaro Velho]
C13 - Atirar a Matar [Harlan Coben]
C14 - O Atleta Desaparecido [Harlan Coben]
C15 - Perto Demais [Colleen Oakley]
C16 - Quarta Campa Debaixo dos Meus Pés [Darynda Jones]
C17 - A Espia do Oriente [Nuno Nepomuceno]
C18 - O Regresso [Nicholas Sparks]
C19 - Não Fales com Estranhos [Harlan Coben]
C20 - Inspeção [Josh Malerman]
C21 - A Última Vítima [Tess Gerritsen]
C22 - A Menina dos Doces [Pedro Cipriano]
C23 - Promete-me [Harlan Coben]
C24 - Morrer Duas Vezes [Tess Gerritsen]
C25 - Kentukis [Samanta Schweblin]

2 comentários:

  1. Confias em ti própria para não comprar mais nenhum livro este ano? Ainda faltam 3 dias para o ano acabar. (Brincadeira)
    Não foi assim tão mau. Leste 13 livros da tua estante e leste muitos daqueles que compraste este ano.
    Também tenho de publicar o meu balanço deste desafio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confio! Nem que seja porque ia dar trabalho a alterar novamente a tabela!!
      Sim, não foi mau, tentei mesmo ler mais livros meus. Talvez o desafio não estivesse bem desenhado, porque também fui lendo os livros que ia comprando. É por isso que vou fazer uma nova edição, com um formato diferente.

      E, além disso, 25 livros comprados nem é nada escandaloso. Há pessoal muito mais doido no instagram!

      Fico à espera para ver o teu resultado!

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!