terça-feira, 17 de junho de 2014

"O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares" de Ransom Riggs [Opinião]

Antes de mais, devo dizer que este livro tem um design espetacular: simultaneamente atraente e misterioso, desde as páginas que dividem os capítulos às diversas fotografias de estilo vintage presentes ao longo do livro.
Estas fotografias não foram colocadas ao acaso; elas inserem-se perfeitamente no decorrer da história, tornando-a mais viva e facilitando ao leitor a imaginação das personagens e dos acontecimentos.

Esta é a história de Jacob, um jovem de dezasseis anos que, após uma tragédia familiar, desloca-se a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde encontra as ruínas do lar para crianças peculiares, criado pela senhora Peregrine.
Ao explorar a enorme casa abandonada, apercebe-se de que aquelas crianças, além de peculiares, podiam até ser perigosas. E, o mais surpreendente, é que elas podem ainda estar vivas...

Senti-me cativada logo desde o início da narrativa, não só devido à escrita do autor, como ao mistério que ele imprimiu em cada página. É impossível não sentir uma atmosfera sombria e, de certa forma, tensa, à medida que progredimos na leitura.

Adorei a mistura entre fantasia, sobrenatural e um toque de ficção científica, com a introdução das viagens no tempo, nomeadamente os vórtices temporais.

As personagens são ricas e credíveis e foi fantástico passar algumas horas na sua companhia, a conhecê-las.

Não achei que o livro fosse assustador ou provocasse medo, tal como o seu design mais dark pode sugerir, mas é, sem dúvida, extremamente empolgante e cuja leitura eu recomendo a quem aprecia suspense.

Espero que o próximo volume chegue rapidamente a Portugal, pois estou desejosa de ler a continuação desta história!

Classificação: 4/5 estrelas

4 comentários:

  1. Parece-me o tipo de livro que ia gostar de ler.
    "Peculiares" significará assassinas?
    Ou comunicadoras com o além?

    Fica a curiosidade mas não vou procurar spoillers :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro muito interessante :)
      Também não vou dizer-te spoilers, terás mesmo de ler para descobrir o que significa "peculiares"!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oi, já vi que sou a seguidora nº 100!!!!
    Sempre achei que esse livro fosse meio dark. Nunca li mas já tinha visto resenha no youtube de uma booktuber (acho que é assim que se escreve) portuguesa e fiquei interessada. Acho mesmo que vou ler. Eu aprecio suspense e já que recomendou, vou aproveitar. Eu pensei que fosse algo do género "A Casa do Sono", mas já vi que me enganei. «Ao explorar a enorme casa abandonada, apercebe-se de que aquelas crianças, além de peculiares, podiam até ser perigosas. E, o mais surpreendente, é que elas podem ainda estar vivas...» Acho que o livro promete. Arrepiei-me só de ler isso.

    http://iwasadreamerbeforeyouwentandletmedown.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste mesmo a seguidora nº 100, que bom :)
      É um ótimo livro para ti, tendo em conta que gostas de suspense. Depois vem partilhar a tua opinião comigo!

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar