quarta-feira, 18 de junho de 2014

"Shadow - O Confronto" de Joana Miguel Ferreira [Opinião]

Adquiri este livro no ano passado, através do site Winkingbooks, aproveitando a oportunidade de ler uma nova autora portuguesa: Joana Miguel Ferreira.

Este livro já foi escrito há 5 anos, quando a autora tinha apenas 17, e desde já dou-lhe os parabéns por este trabalho.

A história centra-se em Shadow, um jovem que descobre que era filho da Rainha Phantil, e decide lançar-se numa viagem em busca do seu passado e procurando vingar a morte da mãe.
Ao longo desta viagem por um mundo povoado de elfos, duendes, gnomos e muitas outras criaturas, Shadow cruza-se com variadas personagens, entre elas a bela Niadji, e ambos terão de enfrentar perigosos obstáculos onde o Bem e o Mal se confundem e misturam vezes sem conta.

Posso dizer várias coisas acerca deste livro e uma delas é que, uma história deste género, onde a autora criou um mundo novo e o povoou com todo o tipo de criaturas, precisava de mais desenvolvimento, sobretudo de mais descrição e caracterização tanto das personagens como dos diferentes locais. Os livros de fantasia requerem mais imaginação por parte do leitor, pelo que é necessária uma dose um pouco maior de descrição.

A história está bem pensada e gostei da ideia. O mundo também é interessante e são vários os locais onde a ação vai decorrendo. Por sua vez, a ação é uma constante ao longo do livro, tudo acontece demasiado depressa, o que deixa o leitor com aquela sensação de terminar o livro mais rapidamente do que pretendia, chegar ao fim e querer mais.

Quanto às personagens, senti-me um pouco triste dado que não consegui criar empatia com elas, não fui capaz de sentir uma ligação forte. Como a história decorre velozmente, não dá tempo para conhecer as personagens e perceber a fundo a sua personalidade e motivações.

Achei, de igual forma, o amor entre Shadow e Niadji pouco credível; faltou-lhe intensidade e paixão.

Em conclusão, esta foi uma leitura que me entreteve durante algumas horas mas que acabou por não me entusiasmar muito. Espero que a autora continue a melhorar e aperfeiçoar os seus trabalhos e ficarei contente quando novas obras suas virem a luz do dia.

Classificação: 2/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário