terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Mealheiro Literário 2015 [Balanço Final]


Este foi o segundo ano consecutivo em que aderi à iniciativa de contabilizar todos os meus gastos e poupanças com os livros.

Registei apenas os livros adquiridos em 2015 e os resultados estão apresentados na tabela abaixo.

Como se pode ver, foi um ano de poucas compras - apenas 5 livros - e os principais gastos que tive foram com o envio de livros através dos CTT. Isto permitiu-me ler bastante e devolver os livros aos respetivos donos, gastando muito pouco dinheiro.
A coluna da poupança mostra o dinheiro que poupei ou não gastei graças aos livros emprestados, aos que me foram oferecidos e a eventuais trocas. Se não fossem estes empréstimos sei que não teria outra possibilidade de ler muitos dos livros que li.

Creio que foi um ano positivo e de bastante contenção na compra de livros.
Vamos ver como correrá o ano de 2016!

4 comentários:

  1. Entusiasmei-me tanto aqui com o blog que já comecei hoje o 2º livro de 2016. Já li Um Estranho no coração do Eduardo Sá e agora estou a ler a Rapariga no Comboio. Precisava de um empurrãozinho para começar a devorar livros. Propus como meta 20 livros este ano. Não é muito, mas já é qualquer coisa. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo muito contente por saber isso, Maria. É bom saber que o meu blogue entusiasmou alguém e te levou a retomar o bom hábito da leitura. Deixaste-me mesmo feliz :)
      Um beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá!!
    Também comecei a fazer um mealheiro literário no início do ano passado, mas confesso que depois acabei por me esquecer dele e nunca mais lhe peguei!
    Se calhar, volto a tentar este ano!
    Beijinhos, Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Eu acho que não custa nada ir anotando os gastos sempre que adquirimos um livro, e no final é só fazer as contas. A mim ajuda-me a controlar os gastos :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!