sábado, 23 de janeiro de 2016

"Tudo o Que Temos Cá Dentro" de Daniel Sampaio [Opinião]


"O suicídio não existe apenas no momento em que se morre, começa muito antes."

Tudo o Que Temos Cá Dentro é o segundo livro que leio do psiquiatra Daniel Sampaio. Foi-me emprestado pela Silvana no âmbito do nosso projeto conjunto e desde já lhe agradeço.

Este é um romance que surge a partir de um caso clínico real. O tema central é o suicídio. Tudo começa com um jovem que perde uma amiga que se suicidou e, a pedido dos pais, começa a frequentar sessões de terapia com Daniel Sampaio.

A história vai-se dividindo entre o relato do terapeuta e os pensamentos do jovem. Estas duas perspetivas ajudam a compreender melhor o que o jovem sente e como foi abalado pelo suicídio da amiga. No final encontramos ainda uma espécie de carta pós-morte da suicida, que nos permite perceber alguns dos motivos que a terão levado a terminar com a própria vida.

Os constantes relatos e explicações do terapeuta permitem compreender o funcionamento da terapia e as estratégias que ele utiliza ao longo das sessões. Além da terapia individual, é ainda introduzida a terapia familiar, dado que muitas vezes, quando um jovem tem um problema, isso afeta todo o sistema familiar. Foi muito interessante ver como o terapeuta dava voz à família e procurava conhecer e compreender as suas dinâmicas.

Em conclusão, este é um livro muito interessante por abordar temas como o suicídio, as emoções na adolescência, o processo de luto e as relações interpessoais e familiares. É uma história por vezes perturbadora e que nos deixa, inevitavelmente, a refletir. Aconselho vivamente a sua leitura a todos os que se interessem por estas temáticas, quer sejam ou não profissionais que trabalhem na área.

Classificação: 4/5 estrelas

5 comentários:

  1. Fico muito, muito feliz por teres gostado. Eu gosto muito de Daniel Sampaio é, para mim, uma verdadeira fonte de inspiração. Já o vi ao vivo e a cores e pareceu-me uma pessoa equilibrada, sensata e muito humana. Vi-o como júri numa defesa para provas de agregação e ainda o ano passado me cruzei com ele nos corredores da UMinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca conheci Daniel Sampaio, mas acredito que deve ser muito enriquecedor ouvi-lo falar sobre as suas experiências. Vou continuar a ler os seus livros :)

      Eliminar
    2. Quando eu souber de alguma conferência dele em lugar acessível, vens comigo ;)

      Eliminar
  2. Nunca li nada escrito por ele, apesar de ter um fascínio por coisas escritas por psiquiatras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então experimenta assim que tiveres oportunidade; ele tem vários livros publicados :)

      Eliminar