segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"O Enigma das Cartas Anónimas" de Agatha Christie [Opinião]

O primeiro livro que li da Agatha Christie foi "O Assassinato de Roger Ackroyd" e já foi há vários anos. Entretanto, como vi que a biblioteca da minha cidade tem uma prateleira de uma estante dedicada aos livros desta autora, decidi retomar estas leituras.

Neste policial conhecemos Jerry Burton, um homem que, após um acidente grave, escolhe a aldeia de Lymstock para descansar e recuperar, na companhia da irmã. Mas esta aldeia não é tão tranquila como parece pois os habitantes começam a receber cartas anónimas.
Inicialmente, as cartas são pouco perturbadoras mas o caso vai tornar-se mais sério quando uma das destinatárias aparentemente se suicida.
Haverá um psicopata à solta nesta aldeia? Ou estarão as pessoas a ser vítimas dos seus próprios segredos guardados ao longo dos anos?
A ajuda chegará de onde menos se espera: Miss Jane Marple, que está de visita à aldeia.

Este livro é pequeno e lê-se muito rapidamente. A história é-nos contada pelo Jerry Burton, que nos mostra a sua perspectiva acerca dos acontecimentos. Também ele recebeu cartas anónimas e, portanto, vai querer desvendar este mistério, ora ajudando a polícia, ora conversando com os habitantes.

No fim, é Jane Marple que desvenda toda a situação, surpreendendo tanto as outras personagens como o próprio leitor.

Eu fui tendo alguns palpites e a meio do livro virei-me para uma das personagens em quem ninguém estava a pensar. No fim, tive um momento glorioso quando pensei que descobrira o autor das cartas mas rapidamente toda a minha teoria foi por água abaixo. O culpado estava mesmo ali à vista e ninguém pensava nele.

Gosto muito da escrita da Agatha, simples e com muitos diálogos que fazem a história avançar rapidamente. E a surpresa sempre no final, quando nos é explicado todo o mistério e todas as pistas fazem sentido.

Continuarei a ler os livros desta autora!

Classificação: 3/5 estrelas

3 comentários:

  1. olá!
    Tenho imensa curiosidade em ler esta autora.
    Brevemente irei ler alguma obra.
    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Carol, fazes bem! Eu gostei dos dois que já li e ainda tenho imensas obras dela para descobrir!

    boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. E este, na minha opinião, nem é dos melhores dela :)

    Jacqueline'
    cozinha-das-letras.blogspot.com

    ResponderEliminar