segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Balanço de leituras e Top 10 - 2018

Estamos prestes a dizer adeus a mais um ano e é altura de fazer o balanço das minhas leituras e de vos dar a conhecer o meu Top 10, como tem sido habitual.

Depois de no ano passado não ter conseguido completar o desafio do Goodreads e como pretendia, em 2018, dedicar mais tempo à escrita, desafiei-me apenas a ler 40 livros. Tal como esperava, acabei por andar mais ocupada e isso refletiu-se nas leituras, assim como algumas ressacas que também diminuíram a vontade de ler. Conforme se pode ver na imagem do meu desafio de leitura do Goodreads, completei o desafio, embora tenha lido menos livros do que no ano passado.


Assim, em 2018, consegui ler 40 livros (aqui incluem-se um conto e duas antologias).
Li ligeiramente mais no 1º semestre do ano, mas a diferença entre os semestres é apenas de dois livros.

Aqui estão os livros mais curto e mais longo que li:


Li 1 conto e 1 livro em e-book.

No total, contei 13 039 páginas lidas, valor inferior ao do ano passado.
Só li 2 livros que considerei calhamaços - com mais de 500 páginas.

A média de pontuação (1 a 5) atribuída aos livros no Goodreads foi de 3.6, valor ligeiramente mais baixo em comparação com o ano passado.
Curiosamente, este ano apenas atribuí 5 estrelas a 3 livros e no ano passado tinha atribuído a 12 livros. Ou estou a tornar-me mais exigente ou não me tenho cruzado com as leituras mais gratificantes.

No que diz respeito a géneros literários, os que mais se destacaram este ano foram o thriller/policial e o romance contemporâneo.
Este foi o ano em que comecei a apostar mais no género terror.

Conheci 38 novos autores. Este ano, as leituras estiveram bastante equilibradas relativamente aos autores do sexo feminino e masculino.

Este ano li 23 autores portugueses, valor que subiu muito em relação ao ano passado e que se deve ao facto de ter lido duas antologias de contos.
Os autores portugueses que li este ano pela primeira vez foram: José Saramago, Sofia Silva, Nuno Ferreira, Alexandra Torres, Patrícia Morais, Soraia Matos, Pedro Cipriano, Inês Montenegro, João Ventura, Ricardo Correia, Simão Cortês, entre outros.
Ler antologias é uma ótima forma de conhecer novos autores e, claro, de apoiar a literatura portuguesa.

Relativamente à proveniência dos livros, li 12 livros emprestados, 9 comprados e 8 vieram de parcerias com editoras. Os restantes foram oferecidos ou vieram de trocas.

2018 foi também o ano que me trouxe a minha primeira publicação. Escrevi um conto que está publicado na antologia de Fantasia Rural O Resto é Paisagem, da Editorial Divergência.

Participei pela segunda vez no NaNoWriMo, pretendo continuar a escrever e quiçá o novo ano me possa trazer mais alguma surpresa no mundo da publicação!

Por fim, deixo-vos o meu habitual Top 10 de melhores leituras, sem ordem de preferência.


TOP 10 - 2018


Resta-me desejar-vos um excelente ano de 2019 com muito sucesso a nível pessoal e profissional. Espero que não vos falte amor, saúde, trabalho e, como é óbvio, bons livros para lerem no novo ano que se aproxima!

4 comentários:

  1. Três livros que te enviei figuram no teu top 10. Ou seja contribui com 30% de boas leituras em 2018. Ainda tem um dedinho meu no livro "Em parte incerta", mas não foi enviado por mim, às cegas.
    Dos restantes, não conheço nenhum mas todos me despertam atenção, não sei é se a minha elasticidade mental consegue desfrutar deles da mesma forma que tu.
    Parabéns por teres conquistado o desafio do Goodreads. Este ano calhou-me a mim a sua não concretização.
    Durante esta semana a ver se também publico o meu balanço literário.
    Beijinhos e bom ano de 2019. Que te traga boas leituras. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tinha reparado que 3 dos livros tinham sido oferecidos por ti. É sempre difícil fazer o Top, algumas vezes baseio-me nos livros a que dei 5 estrelas, mas este ano foram apenas 3, por isso tive de ir analisar as melhores leituras naqueles que receberam 4 estrelas. :P

      Esperemos que este ano consigas concretizar o desafio. Eu subi o meu para 45 livros, vamos lá ver como corre. Não queria entusiasmar-me subi-lo demasiado.

      Beijinhos e um 2019 com tudo de bom para ti!

      Eliminar
  2. Gostava de te desejar um 2019 espectacular, cheio de coisas boas e com muito amor à mistura :D Feliz Ano Novo!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida C., e o mesmo desejo para ti!
      Um grande beijinho

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!