sábado, 16 de junho de 2012

"As Ligações Culinárias" de Andreas Staïkos [Opinião]

AS-LIGACOES-CULINARIAS Ganhei este livro no passatempo Marés Vivas da Editorial Presença, no verão passado. Como é pequeno, decidi levá-lo comigo para ler uns bocadinhos na viagem de comboio, enquanto esperava pelo autocarro e uns minutos antes de adormecer. Em menos de uma semana terminei-o.

Nunca tinha lido nada deste autor grego e escolhi o livro pela sinopse, onde nos apresentam dois dos personagens, Dimítris e Dâmocles, vizinhos no mesmo prédio e ambos loucamente apaixonados pela mesma mulher, a irresistível Naná. Ambos vivem para lhe agradar, cozinhando-lhe deliciosos pratos, que ela tanto aprecia. Até que um dia decidem competir, confecionando o mesmo prato, de forma a obrigar Naná a finalmente escolher um deles.

O romance cativa-nos logo desde a primeira página, é simples de ler, embora com um vocabulário muito requintado, e diverte-nos também com as peripécias dos protagonistas, as suas conversas, os seus encontros e os seus pensamentos. Além disso, as fabulosas descrições dos pratos por eles confecionados deixam-nos com apetite e água na boca!

Um aspeto interessante deste livro é o facto de apresentar, no final de cada capítulo, as receitas dos pratos servidos nesse capítulo. Se as receitas não exigissem ingredientes tão esquisitos, acho que me sentiria tentada a ir para a cozinha experimentá-las.

Em suma, é um livro que nos proporciona momentos divertidos e deliciosos.

Classificação: 3/5 estrelas

[edição do post original de 29.01.12]

Sem comentários:

Enviar um comentário