sábado, 23 de maio de 2020

"Os Pássaros" de Célia Correia Loureiro [Opinião]


Os Pássaros é o mais recente trabalho publicado de Célia Correia Loureiro.
A Célia é uma autora que adoro acompanhar. Já li tudo o que ela publicou e, naturalmente, fiz questão de comprar este livro assim que me foi possível.

Segundo palavras da autora, este é um livro diferente de tudo o que já escreveu. Concordo. É um romance muito intimista, escrito a duas vozes e com grande carga dramática. Acredito que poderá não ser para todos os leitores devido à tristeza presente em toda a narrativa. Talvez precisemos de estar com o humor certo para ler este livro.

Em Os Pássaros, conhecemos Manuela e Diogo, um casal que se separou há seis anos. Volvido esse tempo, eles vão refletir sobre os terríveis acontecimentos que levaram a esse desfecho.

O livro está escrito a duas vozes, numa espécie de cartas ou entradas de diário. Logo nas primeiras páginas percebemos que eles escrevem para o filho de ambos.

[Fotografia da minha autoria]

As vozes de Manuela e Diogo são diferentes mas só consegui entendê-las e distingui-las melhor ao fim de um bom conjunto de capítulos. O que achei muito curioso é que ambos são escritores com estilos e objetivos diferentes. Diogo quer ser o melhor, escrever algo genial que fique para a posteridade; por sua vez, Manuela quer dar o melhor aos seus leitores, algo que os entretenha, e isso passa por romances mais simples.
O tipo de escrita de cada um está presente nas suas vozes e foi assim que interpretei as diferenças entre ambos.

A escrita de Célia é incomparável. Nota-se uma grande maturidade neste livro. Não é simples de ler, exige pausas e reflexão, embora por vezes me sentisse tão mergulhada na história que só queria continuar a ler até encontrar todas as respostas.

Este livro trabalha muito bem a dor das personagens, a sensação de vazio e angústia que os acompanha. Eles querer ser capazes de esquecer e superar, mas será que há mesmo forma de viver depois da perda que eles sofreram?

Durante esta leitura, senti quase sempre um tom sombrio, como se o céu por cima da minha cabeça estivesse coberto de nuvens negras. Esse tom adensou-se à medida que me aproximava do final. As minhas perguntas eram muitas. Fui percebendo logo desde o início o que aconteceu, mas queria saber como e quando. E as respostas chegam-nos finalmente num final capaz de nos destroçar o coração.

Gostei mesmo muito deste livro. É cruel, triste e extremamente duro, mas aconselho vivamente a sua leitura. Se vos apetecer explorar uma obra carregada de dor e dramatismo, então leiam Os Pássaros. Vale muito a pena!!

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!