segunda-feira, 2 de julho de 2018

"O Que Fica Somos Nós" de Jill Santopolo [Opinião]


Começo por agradecer à Suma de Letras pela oferta deste exemplar que me permitiu conhecer uma nova autora e uma história incrível.

Gabe e Lucy conhecem-se na universidade por altura da 11 de setembro de 2011, a data do acontecimento que mudou o mundo.
Este dia mudou também a vida destas duas personagens que queriam encontrar um significado para as suas vidas, deixar uma marca no mundo.

Quando Lucy e Gabe se conheceram estavam cheios de sonhos. Lucy começou a sua carreira a trabalhar num programa para crianças. Por sua vez, Gabe acabou por se tornar repórter no Médio Oriente, o que conduziu à separação de ambos.

Lucy ficou destroçada e a autora soube mostrar na perfeição o que sentimos quando terminamos um relacionamento.

O Que Fica Somos Nós é escrito quase em formato de carta. Lucy escreve para Gabe a recordar toda a história de ambos e as decisões que se seguiram à sua separação.

Não sei se terá sido devido a esta forma de narrativa mas o certo é que este livro é maravilhoso de se ler. Nota-se na escrita da autora uma doçura e sensibilidade que não se encontra facilmente noutros livros. Diria também que dá para perceber a importância que o tema do primeiro amor tem para a autora, ou pelo menos tinha na altura em que escreveu este livro.

À medida que ia conhecendo as personagens, ia também ganhando mais afinidade por umas do que por outras. Sempre gostei de Lucy mas não posso dizer o mesmo de Gabe. Achei-o um pouco egoísta, contudo, compreendo que tinha todo o direito de seguir o seu sonho e, assim, abdicar de um relacionamento.
Acabei por gostar muito mais de Darren, da forma como ele ajudou Lucy a sair do buraco negro deixado por Gabe e de como, mais tarde, se tornou tão importante para ela, embora Lucy nunca tenha deixado de comparar os dois em todas os acontecimentos e decisões da sua vida.

O final deste livro é de quebrar o coração e certamente os leitores ficarão com os olhos marejados de lágrimas. Confesso que, à medida que progredia na leitura, ia-me preparando para algo importante no final, mas tenho de admitir que nada me preparou para o choque que senti com aquele acontecimento devastador.

Espero sinceramente que possam ler esta história maravilhosa que nos faz recordar o nosso primeiro amor e, em simultâneo, acreditar que um dia vamos encontrar um amor assim poderoso que também nos faça sentir invencíveis e infinitos. Leitura absolutamente recomendada!

Classificação: 4/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. A sinopse e a capa deste livro deixaram-me curiosa. Pela classificação parece ser uma boa leitura. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Por curiosidade, ainda agora tinha visto uma opinião sobre este livro que também o elogia. Não refere é a parte do livro fazer chorar, mas ainda bem que me preparaste para essa possibilidade 😂.
    Tenho mesmo de ler esta história!
    Boas leituras.
    - Mad (http://presa-nas-palavras.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, eu sou muito chorona, choro facilmente e este livro emocionou-me muito no final. Outros leitores até podem nem chorar!! eheh
      Espero que tenhas oportunidade de ler :)

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!