segunda-feira, 24 de maio de 2021

"O Paciente" de Jasper DeWitt [Opinião]


«O Paciente é uma história em que o terror vai crescendo lentamente até agarrar o leitor, com uma série contínua de arrepios.»
New York Journal of Books
 
É sempre algo arriscado acreditarmos nas chamadas de atenção que alguns livros trazem na capa, indicando que são o livro perfeito para os fãs de um outro livro.
O romance de estreia de Jasper DeWitt é indicado para fãs de A Paciente Silenciosa, de Alex Michaelides, um livro que eu adorei e que me fez querer ler este de imediato.

Mas afinal o que têm estes livros em comum? Um hospital psiquiátrico, um paciente misterioso e um terapeuta jovem e ambicioso, com muita vontade de tratar um paciente difícil.

O Paciente é narrado na primeira pessoa e logo aqui o livro se torna diferenciador porque vamos ler relatos publicados num fórum destinado a profissionais de saúde. Acompanhamos toda a história de Parker, um psiquiatra que chega a um novo hospital e rapidamente fica interessado no caso de um paciente, internado desde os 6 anos, sem diagnóstico conhecido e considerado incurável. Cada pessoa que o tentou tratar foi levada à loucura ou ao suicídio.

Arrepiante, não é?

Custou-me um pouco a adaptar-me a esta narrativa mas, ao fim de um par de capítulos já me sentia completamente envolvida na história. Envolvida e cheia de dúvidas, tal como o nosso doutor.
O que se passou, afinal? Quem é este paciente internado há mais de vinte anos? Porque é que todos se sentem aterrorizados na sua presença?
As respostas chegam, mas não foram nada daquilo que eu imaginei na minha tentativa de adivinhar o final.

[Fotografia da minha autoria]

Alguns leitores (cujas opiniões já li) referiram ter achado este livro aterrador e causador de pesadelos. Eu não senti nada disso. Senti muita curiosidade, alguma estranheza, mas não aquele medo que resulta de estarmos a ler algo arrepiante.
Eu sei por que razão não senti o mesmo que outros leitores, e é por isso que afirmo que este livro poderá proporcionar experiências diferentes a leitores diferentes.

Uma grande parte desta história insere-se no thriller psicológico e só mais perto do final é que aparecem elementos de terror sobrenatural. E foi esse final que não me satisfez totalmente.
Eu aprecio fantasia e sobrenatural, contudo, quando um livro aborda um tema mais "real", mais contemporâneo, acaba por ser uma desilusão chegar à última página e descobrir que a solução é algo dentro do sobrenatural. Creio que me assusto mais com a maldade do ser humano do que propriamente com monstros imaginários ou criaturas sobrenaturais.

O livro é cativante e conjuga muito bem a temática da saúde mental e da psiquiatria com alguns ingredientes de terror sobrenatural. É um livro ótimo se quiseres explorar esta temática, mas não garanto que seja realmente assustador. Experimenta! Poderás ter uma experiência bem diferente da minha.

Deixo o meu agradecimento à Topseller, por continuar a apostar cada vez mais em livros dentro do género terror, algo que tem vindo a ser mais explorado em Portugal!

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!