terça-feira, 22 de novembro de 2022

«Pessoas Normais» de Sally Rooney [Opinião]

 
Confesso que nunca tive curiosidade em ler este livro. É muito falado nas redes sociais, mas nunca me senti atraída a ponto de ir sequer ler a sinopse.

A Silvana leu-o e perguntou-me se queria experimentar. Porque não?, pensei. E aproveitei a oportunidade para tentar perceber o que havia nele que tanto cativava os leitores.

Agora, finda a leitura, posso afirmar que não entendi o fascínio. Pessoas Normais foi uma leitura secante do início ao fim.

O que talvez me tenha cativado mais foi o estilo de escrita da autora, que se carateriza sobretudo por não pontuar os diálogos com travessões ou aspas. Gosto de ler coisas diferentes e isso agradou-me. Não senti nenhuma dificuldade na leitura.

Esta é a história de dois jovens, Connell e Marianne, que se tornam amigos e namorados. Contudo, não têm uma relação propriamente dita. Separam-se, estão com outras pessoas, depois voltam a envolver-se, até que se separam de novo. São um casal sempre a tentar estar longe um do outro, mas sem nunca o conseguir.

Acompanhamos o percurso de ambos desde que terminam o secundário e a forma como vivem os primeiros anos como universitários.

A verdade é que não retirei nada deste livro. Senti que a narrativa era muito desapegada, como se o narrador fosse indiferente à história que estava a contar.
Foram abordados diversos temas presentes na vida dos jovens, mas sem serem devidamente desenvolvidos.
Não me senti cativada por nenhuma personagem nem me revi em nenhuma delas. Senti até que a relação de Connell e Marianne era um pouco destrutiva.

Acredito que, com este livro, ou se ama ou se detesta, e infelizmente eu junto-me ao grupo dos que detestaram.

Não ficou a vontade de ler mais nada desta autora, nem pretendo ver a adaptação que foi feita para série televisiva. Não gostei desta experiência.

Classificação: 1/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!