sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

«Um Sonho só Nosso» de Nicholas Sparks [Opinião]


Um Sonho só Nosso é o mais recente romance de Nicholas Sparks, publicado em setembro de 2022.
 
Nele vamos acompanhar duas histórias em paralelo. A primeira é de Colby, um jovem que sempre acreditou que teria um futuro como músico, até uma tragédia se abater sobre a sua vida. Quando, num impulso, aceita tocar num bar na Florida, nunca imaginou que estaria prestes a conhecer Morgan, uma jovem com formação musical e com uma enorme paixão pela vida.
 
A segunda história que acompanhamos é a de Beverly, numa situação mais difícil. Fugiu de casa com o filho de 6 anos para escapar a um marido violento e tenta começar de novo num local tranquilo.
 
De ambas as histórias, a minha preferida foi a de Beverly. Os capítulos estão muito bem escritos e sentimos na perfeição a angústia desta mulher e o medo de que o marido a encontre. A situação acaba por ficar muito tensa e, por momentos, senti que estava a ler um thriller, de tão colada que me sentia à história.
 
Os capítulos de Colby e Morgan são mais relaxados, com um certo sabor a verão. Não me senti tão ligada a eles porque me pareceu que se apaixonaram demasiado depressa.
 
A surpresa deste livro acaba por ser a forma como a vida destas três personagens se vai interligar. Há uma informação no início do livro que me deixou com dúvidas, desconfiada, e embora estivesse a tentar formular uma teoria, sentia que não conseguia encaixar todas as peças. Talvez por essa razão senti mais o suspense ao longo do livro. Outros leitores poderão perceber mais facilmente a achar a história previsível.
 
O final acabou por ser bom, com algum drama, como é natural de Nicholas Sparks, mas também com otimismo. Senti que tudo foi bem explicado.
 
O melhor aspeto deste livro é a personagem Beverly e toda a situação de tensão à volta dela. Fez-me pensar que o autor teria capacidades para escrever um thriller e que gostaria muito de o ver nessa vertente.
 
Deixo só uma palavra em relação à tradução e revisão. Notei uma repetição excessiva da locução «de modo que»; possivelmente terá vindo assim da tradução e não foi corrigido na revisão. Era importante detetar estas repetições e minimizá-las, por isso considero que isto falhou na revisão. Este aspeto acabou por me prejudicar a leitura, dado que a repetição é mesmo excessiva e incomoda.
 
Em conclusão, foi uma leitura que me soube bem e que consegui ler relativamente rápido. Gostei bastante, mas não considero que tenha sido dos livros mais intensos do autor. Apesar das partes mais tristes, a história deixou-me também com um sorriso nos lábios.

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!