sexta-feira, 18 de agosto de 2023

«Não Digas Nada» de Mary Kubica [Opinião]


«O thriller de estreia de Mary Kubica constrói o suspense de forma consistente e obriga o leitor a tentar adivinhar o final até à última página.»
Booklist
 
Não Digas Nada é o primeiro livro que leio de Mary Kubica. É um thriller psicológico que me chamou a atenção desde que o vi na biblioteca.
 
A história é sobre o rapto de Mia Dennett, filha de uma família influente, sendo o seu pai um juiz de sucesso. Sabemos que ela foi raptada para que se pedisse um resgate, contudo, o rapto acaba por não correr como o esperado porque o raptor não conclui o trabalha e vê-se obrigado a mantê-la refém numa cabana, ambos escondidos da polícia.
 
O que achei interessante neste livro é que ele é contado a três vozes: a de Eve, mãe de Mia; a de Gabe, um inspetor que está a investigar o rapto; e, por fim, a voz de Colin, o raptor.
Além disso, temos também o antes e o depois de Mia regressar a casa. Assim, quando iniciamos esta leitura, sabemos que Mia foi raptada, esteve algum tempo refém e regressou a casa. O que não sabemos é tudo o que aconteceu pelo meio.
 
Achei o início um pouco lento. Não tive dificuldade a adaptar-me às diferentes vozes, uma vez que são distintas, mas senti que no início me custou a entrar na história e a sentir interesse.
 
Este livro apresenta uma versão muito curiosa de um rapto. Temos toda a perspetiva do raptor, o Colin, que é um homem interessante com um passado difícil. As suas atitudes para com Mia são de a querer proteger, embora ela esteja claramente assustada com os acontecimentos.
 
Por outro lado, temos uma família cheia de segredos, em que nada é o que parece. O pai de Mia é um homem horrível, tornando-se difícil simpatizar com ele.
 
Passada talvez a primeira metade, o livro tornou-se de leitura compulsiva. Vemos como Mia está muito transtornada depois do seu regresso, e nos dias que se seguem, mas não sabemos o que provocou isso.
 
Estou contente porque tudo me surpreendeu. O final foi agridoce, no sentido de que talvez eu quisesse outro desfecho para as personagens. Porém, o último capítulo deixou-me boquiaberta, uma vez que este final é muito fora da caixa. Uau!!
 
Em conclusão, esta autora foi uma surpresa para mim. A história é interessante, sobretudo por ser contada a três vozes. No fim, creio que todas as pontas ficaram unidas, nada ficou por explicar, e só posso dizer que a autora me cativou e voltarei a ler mais trabalhos dela.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!