sexta-feira, 8 de março de 2024

«A Boa Irmã» de Sally Hepworth [Opinião]

 
«Nem os maiores fãs de thrillers psicológicos conseguem antecipar o final deste livro. Incrível.»
Library Journal
 
A Boa Irmã é uma história sobre duas gémeas: a Fern e a Rose. Este livro acompanha sobretudo o dia a dia da Fern, intercalando com passagens de diário escritas pela Rose.
 
Sem revelar muita informação, a Fern é bibliotecária, tem um segredo obscuro no seu passado e, por isso, é importante manter sempre uma rotina. Quando descobre que a irmã não pode ter filhos, decide que pode ajudá-la e engravidar para lhe dar o seu bebé. Afinal, qualquer pessoa faria isso por uma irmã, certo?
O problema é que essa sua missão vai abalar a sua vida e destruir-lhe a rotina que planeia com tanto cuidado.
 
Confesso que fui para este livro sem muitas expetativas e acabei mesmo surpreendida. Para começar, a profissão da Fern, bibliotecária, é um aspeto positivo, uma vez que grande parte da história se passa na biblioteca e ficamos familiarizados com as atividades que ela realiza. Além disso, a Fern tem uma personalidade peculiar, ela interpreta de forma diferente as normas sociais e a forma como as outras pessoas pensam.
 
As entradas de diário escritas pela Rose, por sua vez, dão-nos a conhecer a relação das gémeas uma com a outra, e com a mãe de ambas. Ficamos a saber que a infância delas não foi muito boa e que não tinham a melhor das relações com a mãe.
 
Este livro cativou-me por completo desde o início, prendeu-me, despertou-me o interesse e, a certa altura, já estava completamente viciada e dava por mim a pensar neste livro a toda a hora.
 
O final é surpreendente e a autora construiu esta narrativa com muita mestria, porque temos duas narradoras em quem não sabemos se podemos confiar, nem qual das duas está a dizer a verdade. Ou será que estão ambas a mentir?
 
Para concluir, os principais ingredientes deste thriller psicológico são uma escrita envolvente, um ritmo que nos mantém presos, dois narradores pouco confiáveis e reviravoltas excelentes. Recomendo muito e quero, sem dúvida, continuar a acompanhar esta autora.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!