sábado, 1 de março de 2014

"Uma Vida ao Teu Lado" de Nicholas Sparks [Opinião]

Quem me conhece, sabe que Nicholas Sparks é o meu autor romântico de eleição. Por mais que digam que os livros dele são todos iguais, eu não concordo, e admito que, uma vez por ano, me sabe muito bem ler um livro dele - e se for um romance acabadinho de sair, ainda melhor!

Neste novo romance, Nicholas Sparks traz-nos a história de dois casais, aparentemente com pouco em comum.
Sophia e Luke, dois jovens; ela estuda na universidade e tem uma vida protegida, enquanto ele vive no limite. Através de Luke, Sophia vai conhecer um mundo mais puro e genuíno que o seu, mas também mais implacável.
Ira e Ruth são o outro casal presente neste romance. Ira tem noventa anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Enquanto tenta manter-se consciente, sente a seu lado a presença de Ruth, a sua adorada mulher que morreu há nove anos. Ela encoraja-o a lutar pela vida e Ira agarra-se às recordações que definiram a vida de ambos e relembra a história de amor que os uniu.

Como já vem sendo hábito nos romances de Nicholas Sparks, o autor descreve o florescer de uma história de amor entre duas personagens, neste caso dois jovens. Apesar de, em alguns momentos, me parecer que eles tinham pouco em comum, gostei de acompanhar o nascimento deste amor, mas só me senti realmente presa às páginas do livro quando surgiu uma revelação inesperada.

Ao mesmo tempo, em capítulos alternados, vamos conhecendo a história de Ira e Ruth, que eu achei ainda mais maravilhosa. Creio que o autor tem um talento especial em fazer-nos apaixonar pelos casais mais idosos, que se amaram toda a vida (sendo capazes de ultrapassar juntos os momentos menos bons) e que nem a morte fez este amor desvanecer. Só por causa deste casal o livro já vale muito a pena!

Perto do final do livro, havia uma questão que não me saía do pensamento: como é que as vidas destas personagens se vão cruzar? Quando, logo de seguida, surgiu a tão esperada resposta, confesso que foi algo surpreendente, absolutamente lindo e que me deixou muito feliz.

Nicholas Sparks presenteia-nos com um romance extraordinário acerca da vida, do amor, das escolhas e do poder da memória; um romance que irá, sem dúvida, despertar as emoções do leitor e que, embora esteja presente um certo toque do dramatismo a que o autor já nos habituou, para mim acabou por ser uma história que me fez sorrir e me proporcionou uma enorme sensação de felicidade.

Este é mais um romance que recomendo aos fãs do autor e a quem, mesmo não conhecendo o autor, deseje envolver-se numa história muito romântica.

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!