sexta-feira, 4 de abril de 2014

TAG: Compra de livros

Vi esta TAG (que consiste em refletirmos sobre as nossas compras literárias) no blog da Silvana e, como a achei bem interessante, decidi responder.

1. Onde compras os teus livros?
Não costumo comprar muitos livros mas, quando o faço, compro geralmente na Bertrand, na Feira do Livro ou online (se encontrar bons preços ou se precisar muito de um determinado livro e não o encontrar à venda nas grandes superfícies).

2. Fazes pré-ordem de livros? Se sim, fazes em lojas ou online?
Nunca fiz.

3. Em média, quantos livros compras por mês?
Não compro muitos livros porque, infelizmente, o orçamento não permite. Gosto principalmente de aproveitar promoções; só abro exceções para livros que eu deseje mesmo muito. Este ano, por exemplo, ainda só comprei um livro e estava em promoção!

4. Usas a tua biblioteca local?
Sim, muito! O que seria de mim sem a biblioteca?

5. Se sim, quantos livros podes trazer/requisitar por mês?
Na biblioteca posso requisitar dois livros durante duas semanas, e renovar por mais duas semanas. Se for à biblioteca itinerante (que é uma vez por mês), posso trazer até quatro livros e estar com eles durante um ou dois meses (pelo menos a mim o senhor conhece-me e deixa-me estar mais tempo com os livros).

6. Qual é a tua opinião sobre os livros das bibliotecas?
A biblioteca é uma grande mais-valia pois tem imensos géneros literários por onde escolher. Claro que nem sempre tem os títulos mais recentes do mercado, mas penso que isso depende do tamanho da biblioteca e do orçamento para adquirir novos livros. A minha é bastante grande e costuma adquirir frequentemente novidades.

7. Como te sentes em relação a lojas de caridade/livros em segunda mão?
Nunca fui a nenhuma loja de caridade mas acho que é uma ótima ideia, principalmente quando apostam em livros escolares. Quanto aos livros em segunda mão, creio que se conseguem livros em muito bom estado a preços bem mais simpáticos.

8. Manténs os teus livros lidos e por ler juntos/na mesma estante ou não?
Sim, estão todos juntos e basta-me ir à estante para saber o que já li e o que tenho para ler.

9. Planeias ler todos os livros que tens?
Claro que sim! Posso deixar de ir à biblioteca durante um ano, que não me faltarão livros para ler.

10. O que é que fazes com livros que são teus mas que sentes que nunca irás ler/sentes que não irás gostar?
Eu quero ler todos os livros que tenho, mesmo aqueles que tenho medo de não gostar. Não me parece justo ter os livros e não os ler só por achar que poderei não gostar; nunca se sabe se não serei surpreendida.

11. Alguma vez doaste livros?
Penso que não, mas é algo que gostaria de fazer um dia.

12. Já estiveste nalgum período de abstenção de compra de livros?
Como raramente compro livros, não sei se isso poderá ser considerado abstenção.

13. Sentes que compras demasiados livros?
Não, mas mesmo que o orçamento me permitisse comprar mais livros, acho que  nunca seriam demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!