quarta-feira, 30 de setembro de 2020

"A Única Filha" de Anna Snoekstra [Opinião]


«Uma trama vertiginosa e repleta de reviravoltas que fará com que qualquer fã de thrillers não consiga parar de ler.»
Booklist
 
A ideia deste livro é muito interessante. Rebecca Winter, uma adolescente de 16 anos, desapareceu. Onze anos depois, uma mulher muito parecida com ela afirma ser Rebecca, conseguindo convencer toda a gente. Contudo, ao retomar a vida da jovem, começa também a perceber que algo naquela família não está bem e que ela própria poderá correr perigo.

Senti-me cativada logo nas primeiras páginas. A nossa personagem vê-se numa situação complicada e, para evitar ser presa, assume a identidade de uma rapariga desaparecida. Apesar de saber que ela não passa de uma impostora, acabei por sentir uma certa simpatia e por torcer por ela em todas as situações. Afinal, não era nada fácil ser evasiva com os inspetores que queriam a todo o custo descobrir o responsável pelo seu rapto. Ou tentar convencer a família e os amigos sem conhecer absolutamente nada da vida passada de Rebecca.
Ao mesmo tempo, sente curiosidade em descobrir o que aconteceu à verdadeira Rebecca, o que acabará por fazê-la sentir-se insegura dentro daquela casa.

[Fotografia da minha autoria]

O comportamento estranho da família dela - pais e irmãos gémeos - fez-me desconfiar logo nas primeiras páginas. Sem referir as razões da minha desconfiança, posso afirmar que desde muito cedo formulei uma teoria. Tinha quase a certeza do que teria acontecido (ou então queria desesperadamente encontrar um livro em que fosse capaz de desvendar o final). Mas a autora surpreendeu-me! Andei lá perto, mas acabei por ficar bastante impressionada com os acontecimentos finais.

A narrativa vai alternando entre o presente (relatado na primeira pessoa) e o passado (contado na terceira pessoa). Senti muito mais interesse pela trama do presente, uma vez que é aqui que nos são dadas informações acerca da impostora e nos é permitido ver como ela manipula os outros.

No geral, este é um thriller satisfatório, que se lê bastante rápido. Não é uma história soberba, uma vez que certos acontecimentos teriam beneficiado de um pouco mais de desenvolvimento, mas será uma boa escolha para intercalar com leituras mais pesadas e difíceis.
Um ponto positivo é o facto de abordar a temática da troca de identidade, que ainda não encontrei muito na ficção e que terá sido o motivo que chamou a minha atenção no momento em que comprei o livro.

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!