quinta-feira, 9 de setembro de 2021

"Perto Demais" de Colleen Oakley [Opinião]


Comprei este livro na Feira do Livro do Porto, no ano passado, sentindo-me totalmente cativada pelo título e pela sinopse do livro. Veio parar-me às mãos assim de repente. Até costumo dizer na brincadeira que não fui eu que encontrei este livro, mas sim que ele me encontrou a mim.

Perto Demais fala-nos de uma mulher com um problema muito invulgar: é alérgica a humanos. Jubilee é essa mulher e qualquer toque humano pode matá-la. Por essa razão, durante nove anos, isolou-se de todos, vivendo rodeada de livros. Um dia, contudo, vai precisar de sair da sua zona de conforto e enfrentar o mundo.

Achei a premissa do livro incrível! Embora não esteja provado que esta alergia exista realmente, de acordo com as explicações do livro, ela é uma dermatite de contacto que surge após o contacto com células cutâneas de outras pessoas. A alergia estará também relacionada com a falta de uma proteína no corpo humano.

É um livro que explora muito bem e de forma bem-humorada como é viver com uma alergia assim grave. Qualquer que seja a alergia (alimentar ou outra), ela acaba por trazer complicações para o dia a dia das pessoas.

Paralelamente à história de Jubilee, conhecemos ainda Eric, um homem divorciado, com uma filha que não lhe fala e um filho adotivo que está convencido de que tem poderes sobrenaturais.
Jubilee e Eric vão encontrar-se e surgirá uma dinâmica interessante entre ambos. Talvez eles estivessem a precisar de se encontrar um ao outro.

Além disso, adorei o filho adotivo de Eric, o Aja. É uma criança amorosa e, de certa forma, com alguma dor dentro de si e dificuldades em lidar com essa mesma dor. Entre ele e Jubilee vai também nascer uma relação muito bonita, que tornou este livro especial.

Perto Demais não é propriamente uma comédia romântica, é uma história com uma pitada de drama, uma vez que aborda problemas atuais como o divórcio e o luto.
 
Apesar de tudo, é um livro ternurento que me ofereceu algumas gargalhadas. Gostei bastante de conhecer esta autora e fica a curiosidade de ler outros trabalhos seus.

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!