segunda-feira, 11 de julho de 2022

«Olive Kitteridge» de Elizabeth Strout [Opinião]


«Perspicaz e profundamente empática, Olive Kitteridge é o eixo à volta do qual giram as narrativas deste romance, feito de histórias complexas e implacavelmente humanas.»
Oprah Magazine
 
Decidi trazer Olive Kitteridge da biblioteca depois de ter lido opiniões muito boas acerca dele.

Este livro é um conjunto de vários contos, cada um sobre um habitante de Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine.
 
O que liga todas estas história é Olive Kitteridge, uma professora reformada que sempre foi conhecida por ser rezingona, irritante, ter muito mau feitio. É uma personagem deveras interessante e que vai evoluindo ao longo do livro. Apesar de tudo, ela é humana, tal como todos os outros, e tem os seus problemas e tristezas. Embora nos irrite, é fácil começar a sentir empatia por ela, compreendê-la, tolerá-la.

Gostei muito da escrita de Elizabeth Strout, embora admita que é um livro para se ler devagar.
Talvez este não tenha sido o momento certo para ler este livro, uma vez que me tenho sentido cansada e, sempre que pegava nele para ler mais um capítulo, sentia que não estava com a disponibilidade mental que ele merecia.
 
No entanto, dei comigo a apreciar estas personagens, a sentir empatia pelas suas histórias e alguma tristeza pelo fim que algumas delas tinham. De alguma forma, o livro foi-me cativando a cada novo conto.

Apesar de não ter sido uma leitura apaixonante, o balanço é positivo e fiquei com vontade de ler a continuação da história. Talvez não para já, mas tenciono trazê-la em breve da biblioteca.

E tu, já leste este livro? Leste algum outro da autora? Partilha comigo a tua opinião.

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!