sexta-feira, 20 de outubro de 2023

«Sem Medo» de Lisa Gardner [Opinião]


Que saudades que eu tinha de ler um policial empolgante, como acabou por se revelar este Sem Medo, da Lisa Gardner.
O livro faz parte de uma série da detetive D. D. Warren, mas lê-se perfeitamente como livro isolado.
 
Comprei este livro por impulso. Fui atraída pelas cores da capa e pela premissa.
 
Se vens de uma família de assassinos…
Isso faz de ti o quê?
 
Neste livro, vamos conhecer as duas filhas de um assassino em série: a Adeline e a Shana, que acabaram por ter destinos diferentes, transformando-se em duas pessoas completamente distintas.
Adeline deixou o pesadelo para trás e agora é uma médica de sucesso, uma psiquiatra especializada no tratamento da dor.
A sua irmã Shana assassinou um rapaz aos 14 anos e está presa desde então, ou seja, passou quase toda a sua vida na prisão.
 
Este livro vai girar bastante à volta de todo o aspeto psicológico das duas irmãs, de como serem filhas de um assassino em série afetou as suas vidas. Será que a vontade de matar poderá ser em parte genética? Será que vem da educação, da natureza a que somos expostos?
 
Depois temos a detetive D. D. Warren, que foi ferida numa cena de crime e não está a trabalhar. Vai necessitar da ajuda da doutora Adeline, enquanto estão a investigar dois homicídios muito violentos daquele que passa a ser conhecido como o Assassino da Rosa.
E é desta forma que a vida de todos se vai interligar, uma vez que a polícia terá de consultar Shana, que poderá ajudá-los a capturar o assassino.
 
Este livro é de leitura compulsiva desde o início; acho que a autora fez um excelente trabalho.
A doutora Adeline sofre ainda de um problema genético raro: a insensibilidade à dor, ela não sente dor. Este livro dá-nos uma perspetiva muito boa de como é a vida de uma pessoa com este problema. Pode parecer incrível (afinal, quem é que gosta de sentir dor?), mas, tendo em conta tudo o que condiciona a sua vida, percebemos que na verdade a dor é uma coisa boa, que nos deixa alerta e nos pode até salvar a vida.
 
Gostei mesmo muito. A história está extremamente bem conseguida. Como habitual, não fui capaz de descobrir o assassino e achei que as suas motivações faziam bastante sentido. Em suma, é uma leitura empolgante, que recomendo muito!

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!