sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

«A Cirurgiã» de Leslie Wolfe [Opinião]


Estava muito empolgada por ler este livro. Foi a minha primeira experiência com Lesley Wolfe e, uma vez que é um stand-alone (não faz parte de nenhuma série), achei que seria ótimo para começar.
 
A Cirurgiã apresenta uma premissa muito interessante: «E se tivesse de salvar a vida de alguém que odeia?»
Esta história é sobre uma cirurgiã que perde um paciente na mesa de operações. Mas quem é aquele paciente? E será que ela é inocente ou culpada?
 
Entrei com muita expetativa e achei o primeiro capítulo muito bom, conduzindo-nos de imediato para a cirurgia e para como tudo começou.
Depois, sinto que a narrativa esfriou, e a verdade é que as primeiras 90 páginas são aborrecidas, com a informação sempre a enrolar e sem desenvolvimento. A certa altura, quase ponderei desistir do livro, porque um thriller tem de me prender, e não dar-me sono nas primeiras páginas.
 
A história é contada em dois pontos de vista: na primeira pessoa, temos o ponto de vista da médica, e, na terceira pessoa, o ponto de vista de uma procuradora que se vai envolver neste caso.
 
Algures na página 100 é-nos dado um pormenor interessante e que me deu forças para continuar a avançar na leitura.
 
No entanto, acredito que este livro não funcionou nada bem comigo. Embora tenha sido relativamente interessante até ao fim, continuei a sentir que havia partes chatas e que não me cativavam.
 
Não gostei da voz da protagonista — a médica. Não sei dizer se terá sido da tradução ou mesmo de ser escrito na primeira pessoa. Não me pareceu que funcionasse e não senti empatia nenhuma pela personagem; chegava até a irritar-me porque os pensamentos dela andavam sempre à volta do mesmo.
Também não adorei o outro ponto de vista da procuradora, que se tornou na vilã.
 
Na verdade, o que mais me cativou neste livro foram as partes médicas, a descrição das cirurgias e dos procedimentos, embora o livro não se tenha centrado muito nisto.
Se bem me recordo, nunca tinha lido um thriller médico e fiquei com vontade de experimentar outros livros do género.
 
Em suma, não fiquei convencida com esta autora. Achei um thriller muito fraquinho e pouco interessante. Num futuro próximo, não tenciono ler mais nada da autora.

Classificação: 2/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!