segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Mealheiro Literário 2023 [Balanço Final]


Todos os anos, gosto de fazer o balanço do meu mealheiro literário.
Pelo décimo ano consecutivo (uau, já faço isto há 10 anos!), aderi à iniciativa de contabilizar os meus gastos e poupanças com os livros.

Registei todos os livros adquiridos em 2023 e agrupei os resultados na seguinte tabela:


Comparando 2023 com o ano anterior, gastei menos dinheiro em livros. Aliás, gastei menos do que tenho vindo a gastar nos anos anteriores. Vendi alguns livros, o que me permitiu usar esse dinheiro para comprar outros. E, sobretudo, usufruí muito da biblioteca.

Desta forma, em 2023 adquiri 13 livros, menos 6 do que no ano passado. Destes livros, 5 foram para oferecer, o que significa que apenas comprei 8 livros para mim. Uau, até estou espantada com estes resultados!

O mês em que gastei mais foi novembro, precisamente quando comprei livros para oferecer como prenda de Natal. Em janeiro, abril e setembro não gastei rigorosamente nada com livros.

Comprei maioritariamente na WOOK, seguindo-se a loja online da Bertrand, a Feira do Livro de Lisboa e, por fim, o site Trade Stories.

O livro mais barato que comprei custou 5,00 € e o mais caro ficou por 13,60 €.
O preço médio dos livros comprados foi de 10,59 €, valor ligeiramente mais baixo do que o do ano passado. Comprei algumas novidades, mas sempre aguardando por promoções. A verdade é que os livros estão muito caros e tenho tido outras prioridades financeiras na minha vida, bem como também pouca disponibilidade para ler. Desta forma, não me sinto bem a comprar livros para ficarem a acumular na estante.

Assim, o valor total que gastei em 2023 foi de 150,05 €. Recuperei 31 € em vendas, pelo que o valor baixa para 119,05 €. Dentro deste valor, 12,17 € corresponde ao que gastei nos CTT com o envio de livros.
Em média, gastei cerca de 9,92 € por mês, um valor realmente muito baixo.

Entre livros recebidos (por exemplo, prendas) e livros emprestados (por amigos e pela biblioteca), conto 31 livros, o que corresponde ao valor poupado (ou, mais corretamente, não gasto) de 526,88 €. Este foi o único valor que aumentou ao relação aos anos anteriores. Tal como referi, em 2023 recorri mais do que o habitual à biblioteca.

Estou muito contente (e até espantada!) por ter sido tão ponderada nas compras.

Em 2024, quero manter o mesmo espírito: poucas compras (e ir vendendo alguns para equilibrar os valores), dar atenção ao que tenho na estante e continuar a ir à biblioteca!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!