sexta-feira, 25 de agosto de 2017

"O Jardim das Borboletas" de Dot Hutchison [Opinião]


Agradeço desde já à editora Suma de Letras (Penguin Random House Grupo Editorial) pela gentil oferta deste exemplar, permitindo-me ler uma nova autora dentro de um género que me agrada bastante: o thriller.

O Jardim das Borboletas chamou-me de imediato a atenção pela capa, que é lindíssima e que dá a sensação de enfeitiçar o leitor. O segundo aspeto que me atraiu foram as ótimas críticas que o livro tem recebido por parte dos leitores.

A narrativa inicia-se com a Polícia a interrogar umas das vítimas encontradas no Jardim, um local escondido, onde jovens sequestradas são mantidas pelo Jardineiro, um homem retorcido e obcecado pela beleza das borboletas. Desta forma, tatua as jovens, e faz delas as borboletas da sua coleção.
Maya é uma das sobreviventes que, aos poucos, vai relatando a sua arrepiante história aos investigadores. Contudo, a sua história apresenta algumas lacunas e cedo se percebe que ela está a esconder algo... ou alguém.

Toda a narrativa está magnificamente construída, com os impressionantes relatos de Maya, do tempo em que esteve presa no Jardim, dos horrores que lá se passavam e o que realmente acontecia às jovens quando faziam vinte e um anos. A escrita é fluida, cativante e sem necessidade de descrições explícitas do que o Jardineiro fazia às jovens. Esta é uma narrativa assustadora, arrepiante, mas ao mesmo tempo, com uma beleza incrível.

Maya é uma ótima narradora. É fácil simpatizar com ela, embora tenha aquele ar sarcástico e misterioso. Mesmo as outras vítimas apresentam características que as diferenciam e todas têm o seu papel a desempenhar no Jardim.

Apesar dos horrores que vivem no Jardim, é fantástico assistir à amizade que une as jovens, apesar das suas diferentes personalidades, e perceber como ultrapassam as rivalidades e cuidam umas das outras.

O único pormenor que me desiludiu um pouco foi descobrir o segredo de Maya, o que ela escondida. Com tanta brutalidade presente neste livro, estava à espera de um segredo diferente, algo ligeiramente mais forte.

Em suma, é uma excelente leitura para quem aprecia thrillers perturbadores e arrepiantes. Este livro vai deixar-vos acordados pela noite fora!

Classificação: 4/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me oferecido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!