sábado, 18 de julho de 2020

"O Bairro das Cruzes" de Susana Amaro Velho [Opinião]


O Bairro das Cruzes é o segundo romance de Susana Amaro Velho e a minha primeira experiência com os trabalhos desta autora. Posso começar pelo fim e afirmar que este livro se revelou uma surpresa muito boa e que me conseguiu cativar de início ao fim.

O livro conta a história de Luísa e da sua prima Rosa. A história é-nos contada por Luísa, que nos oferece um interessante relato sobre as suas origens, os seus laços familiares e tudo o que a une ao Bairro das Cruzes.

A narrativa inicia-se na atualidade e depois recua até 1957 e vai progredindo a partir daí. O que me cativou logo de início foi a voz de Luísa. Começou como uma criança de 10 anos cheia de energia, ingénua, muito aventureira, maria-rapaz e também extremamente determinada em lutar pelos seus sonhos. Foi o período da sua vida que mais me fez dar gargalhadas, por estar repleto de peripécias e ser contado na perspetiva de uma criança. Depois a Luísa cresce e acompanhamo-la enquando adolescente e adulta.

Rosa é uma personagem bem diferente. Parecia atrair todo o tipo de sarilhos e demonstrou imensas atitudes e decisões questionáveis. Quando parecia estar a atinar, eis que acontecia algo que a fazia voltar aos mesmos comportamentos disruptivos. E por muito que Luísa se tentasse afastar dela e da aura negativa que a envolvia, mais se sentia também impelida a ajudá-la, uma vez que partilhavam laços de sangue.

[Fotografia da minha autoria]
 
A história faz também referência a alguns acontecimentos do Estado Novo e do 25 de abril e menciona ainda as cheias que atingiram Lisboa em 1967. Para além de ser escrito por uma autora portuguesa, gostei especialmente de ler algo passado nestas datas tão importantes do nosso país.

A escrita da Susana é muito bonita, espontânea e consegue envolver o leitor. A narração é muito boa e cuidada. Em relação aos diálogos, são pouco expressivos e alguns leitores poderão considerá-los mais fracos. Embora eu aprecie diálogos com expressividade, achei-os muito naturais e verosímeis e não considero que sejam um aspeto que a autora precise de melhorar. Acredito mais que estes diálogos façam parte do seu estilo de escrita.

Por fim, gostei imenso da história do Bairro das Cruzes e dos três irmãos fundadores, assim como a forma como no final esta se interligou com a vida das nossas protagonistas.

Fiquei agradavelmente surpreendida com este romance e sem dúvida que recomendo a sua leitura. Além disso, estarão também a apoiar uma autora portuguesa!
A Susana tem outro romance publicado — As Últimas Linhas Destas Mãos — que tenciono adquirir e ler assim que surja oportunidade.

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

  1. Que bom que gostaste do livro.
    Eu senti o peso da surpresa quando li "As últimas linhas destas mãos". :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito e pretendo comprar o outro da autora, assim que surgir oportunidade. :)

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!