segunda-feira, 5 de outubro de 2020

"Anna e o Beijo Francês" de Stephanie Perkins [Opinião]


«Mágico. Anna e o Beijo Francês capta realmente a sensação de estar apaixonado.»
Cassandra Clare

Anna e o Beijo Francês é um young-adult para os leitores mais românticos.
 
A narrativa centra-se em Anna, uma jovem cheia de planos para o seu último ano no liceu em Atlanta. Contudo, o seu pai decide trocar-lhe as voltas e enviá-la para um colégio interno em Paris. Apesar das dificuldades iniciais, Anna rapidamente faz amigos e conhece Étienne – um rapaz deslumbrante… e com namorada.

A primeira coisa em que reparei acerca deste livro é que tem uma narrativa extremamente bem-disposta. A linguagem é cativante, soltei imensas gargalhadas com as peripécias das personagens e senti-me bem animada durante toda a leitura. É como se o livro me tivesse trazido alguns raios de sol em dias por vezes muito nublados.

A autora consegue captar muito bem as dificuldades que um jovem sentiria ao mudar-se, de repente, sozinho para outro país: a necessidade de fazer novos amigos, o choque cultural, a barreira linguística, uma cidade completamente desconhecida. Algumas situações são caricatas exatamente porque parecem exageradas, mas será que não é mesmo assim quando nos sentimos inseguros?

[Fotografia da minha autoria]

Confesso que habitualmente não tenho paciência para livros com personagens adolescentes, por não me identificar com esta faixa etária. Não digo que a história não possa cativar-me mas acabo por preferir personagens com idade aproximada à minha.
No entanto, este livro encantou-me! Adorei a Anna e o Étienne e a forma como a relação de ambos se foi tornando mais profunda. Há alguns dramas de adolescentes, mas nada demasiado exagerado. Achei as personagens bem construídas, reais e, por isso, credíveis.

Li algumas opiniões em que os leitores referiram a enorme vontade de conhecer Paris, depois da leitura deste livro. E eu senti exatamente o mesmo! A autora leva-nos a passear por imensos locais de Paris, permite-nos ver a cidade através dos olhos de alguém que a vê pela primeira vez e faz crescer a nossa curiosidade em relação a esta cidade tão romântica.
 
Um aspeto curioso acerca deste livro é que ele nasceu no National Novel Writing Month, uma espécie de competição anual originária dos EUA mas que reúne participantes de todo o mundo, juntos pelo mesmo objetivo: escrever um romance de 50 mil palavras, no mês de novembro.
Eu já participei em dois anos e posso afirmar que é um evento muito motivador, que nos encoraja a escrever e a desenvolver uma rotina de escrita. Por isso, agrada-me imenso descobrir livros publicados, cujo primeiro rascunho nasceu neste evento.
 
Anna e o Beijo Francês é uma história repleta de ternura e simplicidade, capaz de apaixonar o leitor e deixá-lo com um sorriso nos lábios… e talvez uma lagrimazinha no canto do olho. É o livro ideal para passar um bom momento e intercalar com leituras mais exigentes.

Classificação: 4/5 estrelas

4 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste :).
    Fiquei a saber por ti que este livro resultou do Nanowriting. Não fazia ideia. Realmente foi um trabalho bem conseguido.
    A história não é complexa, mas a leitura é agradável e leva-nos numa boa viagem a Paris.
    Agora, o que será que me vais enviar?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mesmo muito! :D
      A autora mencionou isso do Nanowrimo nos agradecimentos, foi assim que fiquei a saber! xD
      Não costumas ler os agradecimentos, nos livros?

      A autora tem mais livros com personagens deste livro mas penso que mais nenhum está publicado em Portugal.
      Acho que já sei o que te vou enviar; assim que puder passar nos correios, o livro já seguirá viagem! :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu costumo ler, mas não devo ter processado a informação.
      Estou a precisar de memofante.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Eu gosto imenso de ler os agradecimentos! :)
      Eheheh, acontece a todos!

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!