quinta-feira, 14 de abril de 2022

«Se Fosse Perfeito» de Colleen Hoover [Opinião]


«Íntimo e cru.»
USA Today

«Se Fosse Perfeito» é um romance de Colleen Hoover publicado originalmente em 2018, algum tempo antes de a autora se estrear nos thrillers psicológicos. Por essa razão, este é um daqueles dramas capazes de nos apertar o coração.

Quinn e Graham conheceram-se numa situação péssima na vida de ambos. Não foi o início que qualquer um deles desejaria, mas o que os uniu foi mais forte do que o desgosto que haviam partilhado.
Alguns anos mais tarde, o amor que sentem um pelo outro é abalado pelos momentos menos perfeitos da vida a dois. Será o amor realmente capaz de superar tudo?

Sem querer dar muitas pistas sobre este livro, tenho apenas de referir a sua temática principal: a infertilidade.

Neste romance que nos agarra desde a primeira página, vamos acompanhando dois espaços temporais: o passado, quando Quinn e Graham se conheceram e começaram a namorar; e o presente, após alguns anos de casados e em que sentem o seu casamento em crise.

[Fotografia da minha autoria]

É impossível ficar indiferente à história destes dois e ao sofrimento que partilham devido à infertilidade. Colleen retrata na perfeição as angústias e o desespero de uma mulher que quer a todo o custo ser mãe e, mês após mês, falha. Compreendemos como é desagradável quando uma mulher está nesta situação e, a toda sua a volta, as pessoas estão sempre a intrometer-se e a atirar a habitual pergunta: «para quando um bebé?»
Por muito que as pessoas nem perguntem por mal, a verdade é que nós nunca sabemos se estamos a fazer esta pergunta a alguém que não consegue engravidar e que, por isso, está num sofrimento imenso.

Por seu lado, Graham não consegue lidar com o sofrimento de Quinn, porque ela se afasta, não se abrindo com ele. Colleen aborda aqui os problemas de comunicação que originam muitos mal-entendidos e podem minar a relação de um casal.

Embora a minha visão da maternidade seja diferente da desta personagem, consegui sentir empatia e pôr-me um bocadinho na sua pele. Acredito que este livro possa ser muito forte para mulheres que sofram de infertilidade. É duro, muito cru, muito real.

Quinn e Graham sentem um amor único um pelo outro e a possibilidade de que se pudessem separar abalou-me imenso durante a leitura. Afinal, o amor é ou não capaz de superar tudo?

Colleen é excelente a escrever sobre emoções. Apesar de triste, este livro é também muito bonito. Vai deixar o leitor de coração destroçado e a seguir vai voltar a unir todos os pedaços.
 
«Se Fosse Perfeito» é uma história com um final maravilhoso, diria até perfeito. Prepara os lenços, porque as lágrimas vão cair, mas prometo que vale totalmente a pena.

Classificação: 5/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!