terça-feira, 16 de agosto de 2022

«A Última Casa em Needless Street» de Catriona Ward [Opinião]


«Sensacional... Não me recordo de outro romance nos últimos anos que se tenha atrevido a tanto e conseguido tanto.»
A. J. Finn, autora de A Mulher À Janela
 
Falar deste livro só é possível sem dizer nada sobre ele, nada que prejudique a experiência de leitura das outras pessoas.
Por isso, podes ler esta opinião à vontade, porque não conterá nenhum spoiler.

A Última Casa em Needless Street é um thriller que me chamou a atenção assim que foi publicado e creio que o comprei logo nesses dias.
A própria sinopse, de facto, não diz grande coisa porque este livro deve ser lido sem se saber nada sobre ele.

Esta é a história de Ted, que vive com a filha Lauren e a gata Olivia. Paralelamente, desenvolve-se a história de uma criança desaparecida.

Nesta opinião, vou falar sobretudo do que eu senti ao ler este livro.
O livro é confuso. O início da leitura custa um pouco e posso dizer que vai demorar até começarmos a perceber o que se está a passar.
A história é contada de várias perspetivas: de Ted, da irmã da menina que desapareceu e de Olivia, que é a gata. Este foi o pormenor que achei mais estranho, porque nunca tinha lido nada que nos desse a perspetiva de um gato: ele a falar, os seus pensamentos, o que ele estava a fazer...

Este livro é mesmo estranho. Contudo, nunca me passou pela cabeça desistir da leitura, mas custou até isto começar a arrancar e a ficar mais interessante.
A sensação que eu tinha era que estava a ler, por mais que lesse não percebia nada, mas havia ali algo que me chamava e me fazia querer ler mais.

[Fotografia da minha autoria]

Vou referir apenas que este livro tem uma ideia muito ambiciosa. Já vi um filme que aborda esta temática, mas nunca tinha lido nada assim. Confesso que, em livro, eu nem saberia como abordar o tema.
Acredito que a autora tenha feito uma pesquisa enorme e está de parabéns por este trabalho!
Se esta é ou não a melhor forma de contar uma história deste género e com este tema, não sei. Gostei muito, mas não consigo dar as 5 estrelas, e não sei explicar bem porquê. Talvez por ter passado tanto tempo sem perceber nada e ter sentido ali alguma frustração.

O que recomendo a quem quer ler este livro: vai ser estranho e confuso, mas insistam. O final vale muito a pena. NÃO espreitem a parte do fim, a nota da autora e a bibliografia, porque isso dá logo o spoiler que é este livro.
A quem começou a ler e desistiu porque não estava a aguentar tanta confusão, posso dizer que tentem novamente, ofereçam ao livro uma nova oportunidade.

A experiência deste livro é boa se pegarmos nele sem sabermos nada. Prometo que vale a pena!

Sem dúvida, vou ficar atenta a novos trabalhos da autora. Mesmo não tendo sido, para mim, o melhor livro de sempre, tenho de admitir que é muito interessante e que é um livro que talvez venha a ler no futuro para ter uma compreensão diferente, agora que sei de que se trata.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!