segunda-feira, 29 de agosto de 2022

«Fica Comigo» de Noelia Amarillo [Opinião]


Este pequeno livro de Noelia Amarillo, uma escritora espanhola, foi uma boa surpresa para mim.
Não conhecia nada acerca do livro e, antes de iniciar a leitura, apenas estava um pouco reticente por ele ser tão pequeno (menos de 200 páginas).

Este livro conta a história de Jared, um sem-abrigo que caminha pelas ruas de Madrid à procura de uma oportunidade que lhe possa proporcionar um futuro melhor. Vai encontrar Dolores, um idosa disposta a ajudá-lo, embora contra a vontade da sua neta Nuria, que está desconfiada das intenções dele.

Gostei muito de ver a evolução de Jared neste livro porque ele é muito recatado, muito inseguro, com uma autoestima muito baixa, e acredita que não passa de lixo e que ninguém é digno da sua presença. Porém, quando pequenas oportunidades lhe começam a surgir, ele agarra-as com força e consegue realmente construir algo melhor para si mesmo.

Este foi um dos pormenores de que mais gostei neste livro, dado que nunca tinha encontrado nenhum livro em que uma das personagens principais fosse um sem-abrigo. Embora o livro seja pequeno, a autora conseguiu mostrar muito bem algumas das dificuldades por que passam os sem-abrigo, não só o problema de viver na rua e dormir ao frio, como também os preconceitos que sofrem por parte das outras pessoas.

Há um romance que se vai desenvolvendo entre Jared e Nuria, e creio que este foi o aspeto que me cativou menos na narrativa. Uma vez que o livro é pequeno, o romance também é rápido e não consegui sentir aquele crescimento entre as personagens, a química, a paixão a surgir.
 
Posso afirmar que a autora, em poucas páginas, conseguiu uma história bem estruturada, com uma personagem diferente, que se destaca de todos os homens que geralmente encontramos nos livros. Isto merece um grande ponto positivo para a autora.

Por fim, quero acrescentar que, além das personagens principais, temos mais algumas secundárias que dão o seu contributo para a história. Não são muito desenvolvidas, mas dá para perceber que são bastante reais, cativantes, bem caracterizadas no pouco que a autora fez.
 
Fiquei com curiosidade suficiente para vir a ler outras obras da autora, contudo, infelizmente não há mais nenhum livro da autora traduzido para português.

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

  1. Daniela, fico mesmo contente por te ter oferecido uma leitura diferente e da qual gostaste.
    Concordo contigo. O livro é o Jared! Ele é a verdadeira estrela pela sua diferença.
    É pena não termos mais livros da escritora. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma boa surpresa. Acho que vou recordar sempre o Jared com algum carinho. :)
      É pena, de facto. Provavelmente, não vendeu o suficiente e não apostaram mais nela.

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!