segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

"Mariana" de Susanna Kearsley [Opinião]

"Mariana" foi mais um romance que tive oportunidade de ler graças a um empréstimo, o que me permitiu também passar a conhecer uma nova autora.

Neste romance, acompanhamos o percurso de Julia Beckett que, aos cinco anos, viu pela primeira vez Greywethers e soube de imediato que aquela era a sua casa. Passados vinte e cinco anos, tornou-se por fim proprietária desta casa que tanto a fascinou e, assim, mudou-se de Londres para uma pequena aldeia.
Foi muito bem acolhida pelos novos vizinhos, principalmente por Geoff, proprietário de Crofton Hall, por quem sentiu de imediato uma ligação.
A sua vida irá mudar completamente quando conhece Mariana, uma jovem que habitou aquela mesma casa trezentos anos antes e cujo destino não foi cumprido. Conseguirá Julia desvendar os enigmas que envolvem Mariana?

Este livro aborda o tema da reencarnação e das vidas passadas, e creio que foi a primeira vez que li algo acerca desta temática. Acho sempre muito interessante quando as histórias envolvem passado e presente, casas antigas e mistérios por desvendar. O tema da reencarnação ofereceu um toque maravilhoso a este romance.

Os primeiros contactos de Julia com a vida de Mariana são repentinos, tanto para a personagem como para o leitor. Eu senti-me confusa quando, subitamente, o cenário e o nome das personagens mudaram, o que me levou a precisar de reler a cena. No entanto, esta estranheza só aconteceu da primeira vez; a partir daqui todas as transições para o passado se tornam fáceis de acompanhar e imaginar. Claro que o talento da autora para a escrita também assume um papel fundamental e ela soube desenvolver esta história muito bem.

As personagens que encontramos ao longo destas páginas são igualmente encantadoras e é possível simpatizar com quase todas elas, excetuando algumas que fazem parte da história passada de Mariana e que ainda me provocaram alguns calafrios com os seus atos de maldade.

Um outro ingrediente deste romance é a história de amor que vai certamente encantar os leitores mais românticos! E o final do livro é assim algo mesmo especial, que me deixou com um grande sorriso nos lábios; só tenho pena que tenha sido tão rápido, preferia que a autora tivesse dedicado mais quatro ou cinco páginas ao final da sua obra.

Para concluir, este é um livro que nos oferece uma história enternecedora, escrito de forma cuidada e que irá agradar aos leitores que procurem romances onde as emoções e os mistérios do passado se entrelaçam com o presente.
Eu irei continuar a acompanhar a autora e espero que brevemente possa ter nas mãos "O Segredo de Sophia", romance já publicado em Portugal.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!