domingo, 11 de abril de 2021

"O Cardeal" de Nuno Nepomuceno [Opinião]


O final deste livro é tão bom, tão intenso, que quando terminei fiquei dois dias sem conseguir ler nada. Foi como se me tivessem sugado as energias do corpo e precisei realmente de uma pausa antes de me dedicar a uma nova leitura.

Mas não vamos começar pelo fim!

Antes de mais, deixo um conselho: recomendo que leias a série Afonso Catalão por ordem, de forma a compreenderes toda a dinâmica entre as personagens. Se não for possível, ou se pretenderes começar pelo O Cardeal, a recomendação é que leias antes A Morte do Papa, uma vez que há uma continuidade nos acontecimentos.

Este livro apresenta duas histórias em paralelo. Por um lado, a cidade de Cambridge é confrontada com dois crimes: a morte de Laura Emanuel e um menino que desaparece a caminho da escola e é encontrado nu e estrangulado.
Por sua vez, um novo cardeal chega à Cidade do Vaticano num ambiente de polémica, ao mesmo tempo que também se inicia um novo conclave.

Assim, ao longo desta leitura vamos viajar entre Cambridge e a Cidade do Vaticano. Teremos também a participação de Afonso e da sua esposa Diana.

[Fotografia da minha autoria]

O Cardeal conseguiu prender-me de tal forma desde as primeiras páginas que li metade do livro em apenas um dia.
E porque é que eu gostei tanto deste livro? Creio que terá sido por ele ter uma componente religiosa mais pequena e um maior destaque na investigação dos crimes. Eu sou fã de policiais e thrillers e nem sempre a parte religiosa é o que mais me atrai nos livros do Nuno.

Adam Immanuel é uma personagem que já vem do livro A Morte do Papa e que ganha agora mais destaque, uma vez que vai ser implicado em ambos os crimes. Adam é um escritor inglês que acabou de publicar o seu mais recente trabalho — A Morte do Papa — que está a ser um sucesso estrondoso. Foi uma das personagens que mais me deu gozo conhecer, isto porque é um homem completamente rude, agressivo, antipático e arrogante. Descobri que adoro este tipo de personagens, de descobrir o que está por detrás daquele comportamento, ou seja, tem de haver algo escondido, algum problema, alguma frustração, alguma dor recalcada.

Tenho ainda de deixar um elogio à Vanessa Robbins, uma outra personagem mais passageira que me provocou uma boa quantidade de gargalhadas.

Senti-me mais ligada a esta história porque também fala muito de livros, ou seja, Adam é escritor, a sua irmã Lizzie adora livros, vemos algumas interações entre Adam e o seu editor, e isso ajuda o leitor a identificar-se. Eu, pelo menos, adoro livros que falem de outros livros ou cujas personagens partilhem do meu fascínio pelos livros.

As últimas páginas são intensas, completamente arrebatadoras, com surpresas atrás de surpresas. Quando eu achava que estaria prestes a desvendar o mistério, o autor introduzia novos elementos que me deixavam boquiaberta. Foi uma teia mirabolante de revelações! O autor deixou-me sem palavras, tirou-me o chão por diversas vezes naquelas derradeiras páginas e não tive dúvidas de que este livro merecia as 5 estrelas!

O último capítulo deixou-me maluca! Será que o próximo livro nos vai trazer um confronto entre duas personagens implacáveis que não posso identificar?

Recomendo absolutamente este trabalho do Nuno, que acabou de se tornar no meu preferido do autor!

Classificação: 5/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!