sábado, 8 de fevereiro de 2020

"Perfume de Jasmim" de Jude Deveraux [Opinião]


«Jude Deveraux traz-nos as habituais discussões entre amantes e reviravoltas num cenário exótico, onde a ameaça de um coração destroçado parece tão mortal como os jacarés e as cobras venenosas.»
Publisher's Weekly

Perfume de Jasmim é o quarto volume da série de Jude Deveraux passada em Edilean.
Esta série tem alternado as suas histórias entre presente e passado.

Este quarto volume decorre em Charleston, em 1799, e a protagonista é Catherine, filha de Augus e Edileen (que conhecemos no 2º volume).

Sentia-me bastante entusiasmada perante esta leitura. Assumi erradamente que a história se passaria na Escócia, o que não foi o caso. Embora Alexander McDowell seja um escocês de sotaque carregado, a história decorre numa cidade da Virginia.

Gostei imenso de conhecer Catherine, uma jovem aventureira que vai ajudar um fugitivo acusado de assassinar a mulher. No entanto, o plano que parecia simples, acaba por correr mal e a jovem vê-se em fuga com Alexander, rumo à Florida.

[Fotografia da minha autoria]

Jude traz-nos novamente um romance de época repleto de aventuras e com algumas cenas que nos permitem boas gargalhadas. A sua escrita é muito simples e este é um daqueles romances que se lê facilmente numa tarde, uma vez que não exige muito de nós.

Pode ser intercalado com leituras mais densas e exigentes, o que foi o que eu fiz. Peguei nele após três leituras muito boas e, sinceramente, até estranhei por ser tão simples. Quando estamos acostumados a leituras mais envolventes, é como se o nosso cérebro não quisesse colaborar ao pegarmos num livro mais relaxante.

Embora sinta também que ando com uma ligeira aversão a romances, acabei por me afeiçoar a estas personagens. Gostei de toda a química que se criou entre eles, dos arrufos, dos momentos de mais sinceridade, de como ambos confiaram um no outro. No final, o meu coração derreteu-se um bocadinho e fiquei com uma sensação de bem-estar.

Em conclusão, esta é uma história leve, romântica e divertida, ótima para uma tarde de verão!

Classificação: 3/5 estrelas

3 comentários:

  1. Pensei que irias atribuir uma pontuação maior ao livro :/. Pensei que tivesses gostado mais.
    Tenho de me esforçar para a próxima.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E gostei! 3 estrelas é uma pontuação positiva. Mas comparei-o com outros a que dei 4 e não quis dar tão alta. :P

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!